Hospital das Clínicas alerta para risco de contrair hepatite A

Médicos recomendam que população evite consumir alimentos de procedência desconhecida

sáb, 12/09/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Diante das fortes chuvas que atingiram o Estado de São Paulo nesta semana, o Hospital das Clínicas faz um alerta sobre o aumento do risco de as pessoas contraírem hepatite A – doença altamente contagiosa. A transmissão ocorre, na maioria dos casos, pela ingestão de água ou alimentos contaminados com o vírus. O alerta é da hepatologista Suzane Kioko Ono-Nita, do Serviço de Gastroenterologia Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Segundo a médica, as enchentes, causadas pelas águas pluviais, aumentam as chances de contaminação de rios, lagos, piscinas e mar com água de esgoto. O consumo de alimentos e de líquidos de procedência desconhecida também são formas de contrair a doença, explica a médica.

A hepatite A atinge 1,4 milhões de pessoas por ano no mundo. Via fecal-oral, a transmissão ocorre quando o vírus é eliminado nas fezes chega à boca pela falta de lavagem das mãos da pessoa infectada.

Sintomas

A doença pode ou não apresentar sintomas. O período de incubação do vírus da hepatite varia de 20 a 50 dias – pode durar mais em crianças. As pessoas infectadas podem transmitir a hepatite A antes dos sintomas aparecerem.

Quando sintomática, a doença pode apresentar um quadro gripal (febre, calafrios e sensação de fraqueza generalizada). Na fase avançada, os sintomas são náuseas, icterícia (amarelamento dos olhos e da pele), urina escura, fezes de cor clara, dor abdominal e fadiga. Geralmente a hepatite A não evolui para infecção crônica, embora a recuperação completa possa levar várias semanas e raramente se apresenta de forma fulminante.

A médica enumera alguns cuidados básicos para a prevenção da doença: lavar bem as mãos após ir ao banheiro e sempre antes de manusear os alimentos, evitar tomar água não tratada ou tomar bebidas que contenham cubos de gelo feitos a partir dessa água, evitar comer frutas, saladas e vegetais crus não higienizados adequadamente e redobrar a atenção no consumo de carne crua ou mal passada e de mariscos, ostras e mexilhões.

Do Hospital das Clínicas