Hospital das Clínicas alerta para os riscos da Hepatite A

Doença altamente contagiosa é típica do verão

sáb, 03/01/2009 - 11h11 | Do Portal do Governo

No verão, aumenta o risco das pessoas contraírem hepatite A, doença altamente contagiosa, cuja transmissão ocorre, na maioria dos casos, pela ingestão de água ou alimentos contaminados com o vírus.

O alerta é da hepatologista Suzane Kioko Ono-Nita, do Serviço de Gastroenterologia Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Segundo a médica, as enchentes, ocasionadas pelas fortes chuvas que caem nesta época do ano, aumentam às chances de contaminação de rios, lagos, piscinas e mar com água de esgoto.

O consumo de alimentos e de líquidos de procedência desconhecida, comercializados em parques, ruas e praias e o consumo de frutos do mar crus ou mal cozidos provenientes de regiões com baixa taxa de saneamento também são formas de contrair a doença, explica a médica.

A hepatite A acomete 1,4 milhões de pessoas a cada ano, em todo o mundo. A transmissão é via fecal-oral, ou seja, o vírus eliminado nas fezes chega à boca pela falta de lavagem das mãos da pessoa infectada.

As pessoas que pretendem viajar em férias também devem redobrar os cuidados. Visitar locais com condições sanitárias precárias e de alta prevalência da infecção pode contribuir com o aumento da incidência da doença. A recomendação é tomar a vacina antes de seguir viagem para áreas de risco da doença.

“No passado, como a doença muitas vezes se manifestava apenas como um quadro gripal ou inaparente em crianças, a prevalência da doença era alta. Assim, a maioria da população desenvolvia anticorpos e ficava imunizada naturalmente. Com a melhoria das condições de saneamento básico em nosso país, a freqüência da doença diminuiu e, com isso, as pessoas chegam à idade adulta sem anticorpos. Daí a necessidade da vacinação para aqueles que não têm anticorpos”.

A médica também enumera alguns cuidados básicos para a prevenção da doença:

– Lavar bem as mãos após ir ao banheiro e sempre antes de manusear os alimentos.

– Evitar tomar água não tratada ou tomar bebidas que contenham cubos de gelo feitos a partir dessa água.

– Evitar comer frutas, saladas e vegetais crus não higienizados adequadamente.

– Redobrar a atenção no consumo de carne crua ou mal passada e de mariscos, ostras e mexilhões.

Sintomas

A hepatite A pode ser assintomática ou sintomática. O período de incubação do vírus da hepatite varia de 20 a 50 dias (ou mais tempo em crianças). As pessoas infectadas podem transmitir a hepatite A antes dos sintomas aparecerem.

Quando sintomática, a doença pode apresentar-se como um quadro gripal ( febre, calafrios e sensação de fraqueza generalizada). Na fase avançada, os sintomas são náuseas, icterícia (amarelamento dos olhos e da pele), urina escura, fezes de cor clara, dor abdominal e fadiga.

Geralmente, a hepatite A não evolui para infecção crônica, embora a recuperação completa possa levar várias semanas, e raramente se apresenta de forma fulminante.

Do Hospital das Clínicas