Hospital da zona norte é recordista em doação de córneas

Entre janeiro e setembro, Conjunto Hospitalar do Mandaqui notificou 220 doadores viáveis do tecido

sex, 17/10/2008 - 8h45 | Do Portal do Governo

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui, maior hospital da zona norte da capital, é a unidade de saúde que mais contribui na doação de córneas para transplante em todo o Estado. Isso é o que indica balanço da Secretaria de Estado da Saúde com base nas notificações de doadores realizadas à Central de Transplantes, órgão da pasta, ou às Organizações de Procura de Córneas (OPCs).

Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, o Mandaqui notificou 220 doadores viáveis, ou seja, que tiveram as córneas efetivamente aproveitadas para transplante. Em segundo lugar ficou o Hospital Municipal do Tatuapé, com 168 notificações, e, em terceiro, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, com 139 doadores do tecido. O quarto colocado foi o Hospital Municipal de Ermelino Matarazzo, com 128 notificações.

Nesses quatro hospitais atuam equipes ligadas ao Banco de Olhos de Sorocaba, considerado o mais capacitado do País, responsáveis pela captação de córneas e abordagem dos familiares. Diferentemente dos órgãos, as córneas (consideradas tecidos) podem ser retiradas após a parada cardíaca do doador.

De janeiro a setembro foram registrados no Estado 4.603 transplantes de córneas, o que representa aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2007. “É muito importante que os hospitais notifiquem os potenciais doadores, para que as equipes de procura de córneas sejam acionadas, abordem as famílias e viabilizem a doação”, afirma o coordenador da Central de Transplantes, Luiz Augusto Pereira.

Notificações de doadores (janeiro a setembro/)

Conjunto Hospitalar do Mandaqui – 220
Hospital Municipal do Tatuapé – 168
Conjunto Hospitalar de Sorocaba – 139
Hospital Municipal de Ermelino Matarazzo – 128
Santa Casa de Sorocaba – 123
Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – 107
Hospital Estadual do Grajaú – 102
Hospital Municipal do Jabaquara – 99
Hospital Municipal Mário Gatti (Campinas) – 89
Hospital da PUC-Campinas – 86

Da Agência Imprensa Oficial