Hospital da zona norte da capital ganha nova ala pediátrica

Com investimento de R$ 1,25 milhão, espaço foi reestruturado para melhorar a qualidade de atendimento

qua, 22/02/2012 - 6h50 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 13h20)

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta, 22, as novas instalações da pediatria e enfermaria infantil do Hospital Estadual de Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da capital paulista. Com investimento de R$ 1,25 milhão, a ala acaba de passar por uma ampla reforma para modernização e adequação do espaço físico, além de outras ações estruturais como troca de sistema elétrico, hidráulico e de gases.

Também foram criadas novas alas de enfermaria, com um espaço especial reservado para os pais das crianças que estão na unidade, onde eles podem descansar, ler livros e revistas e até tomar banho.

“Ele está sendo inteirinho reformado, a UTI já foi toda ela reformada, a pediatria. Próxima etapa, provavelmente, o centro cirúrgico. Troca de todo o seu mobiliário, equipamentos, três raios-x fixos, quatro raios-x móveis, 150 mobiliários, camas novas, mobílias novas, prédios, apartamentos novos, enfim, humanização e qualidade. Local para os pais poderem tomar banho, poderem descansar, brinquedoteca, local para as crianças, tudo pelo SUS, 100%”, declarou o governador.

As crianças internadas no hospital ganharam uma nova e moderna brinquedoteca, em um espaço de 50 metros quadrados, coberto. Assim, mesmo em dias de chuva as crianças terão um espaço fora dos leitos para distração e diversão.

“Com esta reforma pretendemos proporcionar mais comodidade e conforto aos pacientes e seus acompanhantes. São 33 leitos, sendo quatro de isolamento, além do espaço para descanso dos pais e a adequação da brinquedoteca”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

O Hospital Estadual de Vila Nova Cachoeirinha foi inaugurado em 1991 e é referência em atendimento nas especialidades de pediatria, clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, moléstias infecciosas e mastologia para cerca de 3 milhões de habitantes na zona norte da cidade.

A unidade realiza 28 mil consultas de pronto-socorro por mês, além de outros 3,6 mil consultas ambulatoriais e 220 cirurgias. O pronto-socorro da pediatria é responsável por 3 mil atendimentos mensais, além de 180 internações.

Da Secretaria da Saúde