Hospital da USP lança 2ª edição de livro sobre infecção hospitalar

Manual pode ser obtido gratuitamente por profissionais da Saúde

qua, 15/04/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Manual para Prevenção das Infecções Hospitalares esclarece as dúvidas mais frequentes dos profissionais e estagiários de saúde. Direcionada à equipe do Hospital Universitário (HU) da Faculdade de Medicina da USP, também é útil para enfermeiro, médico, fisioterapeuta e demais categorias que trabalham em hospitais gerais. Essa é a segunda edição do livro organizada pela Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) do HU.

A versão de bolso, com 96 páginas, traz temas da conduta hospitalar que geravam dúvidas no dia a dia do trabalho. Escrito pela infectologista Valéria Cassettari Chiaratto e pelas enfermeiras Isa Rodrigues da Silveira e Ana Cristina Balsamo, integrantes da CCIH, o livro tem o objetivo de padronizar as medidas de prevenção das infecções hospitalares e resistências bacterianas. A médica Valéria conta que a primeira edição foi organizada a partir de dúvidas básicas dos profissionais do HU. Já para a segunda, relacionaram questionamentos mais complexos. “Hoje, eles estão mais seguros sobre as indicações e formas de evitar disseminação das bactérias multirresistentes”, afirma.

Entre os temas estão: vacinação de profissionais de saúde, acidentes com material biológico, higienização das mãos, precaução de contato, berçário externo (normas para internação, vírus respiratórios em crianças), normas para prevenção e recomendações modificadas de acordo com a literatura médica atual.

Serviço
Profissionais da área da Saúde podem baixar a versão eletrônica do manual, gratuitamente, no site www.hu.usp.br (link Manual CCIH)