Hospital amplia capacidade de transplantes de medula em 50%

Unidade já realizou 100 transplantes em 2012 e pretende terminar o ano com mais 72

ter, 08/05/2012 - 13h51 | Do Portal do Governo

O Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo “Dr. Euryclides de Jesus Zerbini” (antigo Hospital Brigadeiro) vai ampliar em 50% sua capacidade anual de realização de transplantes de medula óssea. Desde o ano passado, profissionais da área assistencial como médicos e enfermeiros vêm sendo contratados para ampliar o atendimento na unidade, que também conta com uma equipe multiprofissional que envolve assistentes sociais, farmacêuticos clínicos, psicólogos e nutricionistas.

Em abril deste ano o hospital atingiu a marca de 100 pacientes transplantados e tem como meta fechar 2012 com mais 72 transplantes. Outro progresso importante conquistado neste ano foi a inauguração de mais um ambulatório médico especializado em onco-hematologia, com capacidade para atender até 100 casos por mês.

Atualmente o hospital conta com seis clínicas de acompanhamento aos cerca de 600 pacientes com quadros de leucemia aguda, linfoma e mielodisplasia. Até 20% destes doentes podem ter indicação para um transplante de medula óssea. A unidade, que é considerada referência nacional no tratamento hematológico, possui 30 leitos e recebe pacientes de diversos estados.

Do Portal do Governo do Estado