Hospital Américo Brasiliense realiza mutirão da saúde

Ação será conjunta com a Faculdade de Odontologia de Araraquara para detectar doenças como o câncer bucal

seg, 30/05/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

Com um abaixador de língua, espelho e especialista bem treinado é possível realizar um exame simples de boca e evitar o desenvolvimento de doenças mais sérias como câncer de boca ou laringe. Por ocasião do Dia Mundial Sem Tabaco, na terça, 31, especialistas do Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e da Faculdade de Odontologia de Araraquara – Unesp vão trabalhar juntos para realização de avaliações bucais na população. O mutirão é aberto à comunidade e terá atendimentos gratuitos durante o dia todo, em salas específicas do AME – Ambulatório Médico de Especialidades, que funciona junto ao HEAB, sob gestão da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência/Faepa e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP. Também haverá atividades e orientações de combate ao tabagismo para a comunidade, usuários, acompanhantes e colaboradores.

Além das pessoas que precisam de diagnóstico de lesões bucais, toda a comunidade pode comparecer ao Hospital Estadual Américo Brasiliense, no dia 31 de maio, para receber orientações e esclarecimentos gerais sobre saúde bucal . “Qualquer pessoa que observar anormalidades na região da boca por mais de 15 dias deve passar pela avaliação, principalmente fumantes e etilistas com mais de 40 anos” explica a Profa. Cláudia Maria Navarro, responsável pelo programa de Prevenção do Câncer Bucal de Araraquara, docente e coordenadora da equipe da Faculdade de Odontologia. Também haverá um trabalho de educação em saúde com os participantes. “Vamos ensinar como se realiza o auto-exame da boca e passar orientações sobre tratamento e prevenção de lesões comuns, como aftas, herpes, candidoses, entre outras” afirma. Para passar pela avaliação, basta ligar para os números (16) 3393-7800 ou 3393-7801 até segunda-feira (30/05) e fazer o agendamento.

Uma equipe formada por otorrinolaringologistas e cirurgião de cabeça e pescoço do HEAB, e cirurgiões dentistas, docentes e estagiários da equipe de Diagnóstico Bucal e Cirurgia Buco-Maxilo-Facial da Faculdade de Odontologia farão as avaliações e o encaminhamento necessário. A pessoa avaliada poderá receber tratamento odontológico gratuito e realizar exames complementares, como laringoscopias, biópsias, radiografias e tomografia. Eventualmente, poderá ser indicada para cirurgia a ser realizada no próprio HEAB, onde também serão realizados os exames, dependendo da necessidade. Serão agendadas 100 avaliações para o dia 31. Se houver excedente, os usuários serão cadastrados para realizar o atendimento nos próximos dias.

Tabagismo e doenças

Em geral, o câncer bucal, principal doença de boca provocada pelo fumo, surge como uma ferida que não dói e não cicatriza. O tabagismo também pode provocar lesões que se tornam malignas como leucoplasia (manchas brancas) e eritroplasias (manchas vermelhas), ou estomatite nicotínica (manchamento do céu da boca), pigmentação (escurecimento) da língua, gengivas e/ou dos dentes, agravamento das inflamações gengivais, mau hálito, entre outras alterações. Estudos mostram que se o tabagismo fosse erradicado haveria uma diminuição de 75% dos casos de câncer bucal.

HEAB terá ações de combate, palestra e comissão

Também no dia 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, um grupo de funcionários do Hospital Estadual Américo Brasiliense, sob administração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência/FAEPA, se mobiliza com o intuito de conscientizar pacientes ambulatoriais e internados, acompanhantes, colaboradores e a comunidade sobre os ganhos e conquistas para aqueles que abandonam o tabagismo, além de enfatizar os malefícios que, inevitavelmente, vêm com o vício. Folders com orientações, cartazes, vídeos, bate-papo com especialistas, entre outros recursos serão utilizados como base para a campanha.

Outro movimento no HEAB é a formação de uma Comissão de Controle de Tabagismo para prestar auxílio a pacientes e funcionários do hospital que queiram abandonar o mau-hábito, incluindo atendimentos multiprofissionais, como orientação psicológica, terapias, entre outros. Os membros da comissão estão sendo capacitados para abordagem adequada aos fumantes, com o Dr. Clésio Soares, médico do trabalho e responsável pela Comissão de Controle de Tabagismo do HCFMRP. Essas ações envolvem um trabalho integrado de vários setores do Hospital Estadual Américo Brasiliense. Com base em uma pesquisa, a equipe identifica o perfil dos fumantes e ex-fumantes, e faz um trabalho planejado de seis meses junto aos profissionais e pacientes que queiram abandonar o vício.

SERVIÇO

Mutirão para detecção de doenças de boca no Hospital Estadual Américo Brasiliense

Quando: 31 de maio (terça-feira) – Dia Mundial Sem Tabaco – durante o dia todo

Local: Alameda Dr. Aldo Lupo, 502 – Américo Brasiliense/SP

Para quem: evento gratuito, aberto à população (principalmente para fumantes que apresentem anormalidades na região da boca)

Como vai ser: avaliação de pessoas com lesões de boca, com continuidade do atendimento, e ações de conscientização contra o tabagismo

Informações e agendamento de avaliações: Até segunda (30/05), pelos telefones (16) 3393-7800 ou 3393-7801

Da Secretaria da Saúde