Hospital Américo Brasiliense é referência no interior

Hospital oferece serviços de referência em assistência à saúde dos pacientes do SUS

qui, 30/07/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual Américo Brasiliense completa neste mês o seu primeiro ano de funcionamento, sob gestão da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp). A parceria, resultado de um convênio realizado com a Secretaria da Saúde, tem alcançado importantes avanços na prestação de assistência de qualidade à saúde da população.

A diretora administrativa do hospital, Márcia Regina Batista, avalia que o convênio entre o Governo e a Unesp trouxe vários pontos positivos. “Além de possibilitar o ensino, a extensão e avanços em pesquisas na área da saúde, a parceria proporciona atendimento às unidades básicas e pronto-socorros, além da retaguarda oferecida ao AME para atendimentos em toda a região”, afirma.

Exemplo disso são os mutirões organizados pela unidade que permitiram ao HEAB atender grande parte da demanda reprimida em diversas especialidades e exames. “Foi o nosso grande desafio neste ano, e para nós é gratificante ajudar os municípios de toda a região, proporcionando atendimentos gratuitos para as pessoas que esperavam há anos” explica.

Seguindo minucioso planejamento, o hospital dispõe de serviços que estão sendo implantados gradativamente, conforme as necessidades apontadas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-3). Desta forma, possui várias unidades e serviços de referência em assistência médico-hospitalar para atender aos 24 municípios do DRS-3. Juntos, essas cidades têm uma população estimada em 960 mil habitantes.

O HEAB está se consolidando como um importante centro de medicina especializada no interior do Estado, oferecendo serviços de referência em assistência à saúde dos pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde. Em clínica médica, os atendimentos já abrangem especialidades como pneumologia, endocrinologia, cardiologia, alguns casos neurológicos e infecções. Cirurgias nas áreas de cabeça e pescoço, torácica, vascular, de ginecologia e geral são realizadas em um moderno centro-cirúrgico, que conta com três salas e equipamentos de alta tecnologia.

O hospital conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e é referência na região para tratamento de moléstias infecciosas, como HIV, meningite e tuberculose. Também está entre os 10 hospitais de referência no Estado para tratamento de casos de gripe suína na região de Araraquara, pois dispõe de equipe qualificada e estrutura ideal. A instituição tem quartos de isolamento com sistema de pressão negativa para atender pacientes com o vírus influenza A (H1N1).

Com 19.222 m² de área construída, o hospital tem capacidade de 120 leitos para internações em clínica médica, cirúrgica e moléstias infecciosas, além de 10 leitos de UTI. Implantado no final de 2008 sob gestão do HEAB, o AME de Américo Brasiliense já oferece atendimento ambulatorial em 16 especialidades como cardiologia, infectologia, cirurgia geral, cirurgia vascular e endocrinologia, entre outras especialidades. Recentemente, a unidade passou a realizar exames de densitometria óssea, e, em breve, vai fazer exames de mamografia. Até o final deste ano contará também com serviço de endoscopia que vai atender toda a região.  

Do Hospital Estadual Américo Brasiliense