Hospital Amaral Carvalho recebe obras de ampliação no centro cirúrgico e UTI

Melhorias possibilitarão crescimento de 100% no número de atendimentos, graças à duplicação do número de salas cirúrgicas e de leitos de UTI

sáb, 13/06/2015 - 14h01 | Do Portal do Governo

Referência em oncologia e conhecido por ser um dos hospitais que mais realiza transplantes de medula óssea no país, o Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, recebeu neste sábado, 13,  um novo centro cirúrgico.

Com investimento de R$ 11 milhões do Estado, o setor que ocupa uma área construída de 6 mil m², recebeu 12 salas cirúrgicas, o dobro do que a unidade dispõe até o momento. O número de leitos de UTI adulto também será duplicado, passando a contar com 20  vagas.

“O hospital completa hoje 100 anos, com padrão de excelência, sendo o maior centro de medula óssea do país e da América Latina, e fazendo grande parte disso de graça, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Então, é dever do Estado ser parceiro”, disse o governador Geraldo Alckmin durante a entrega das obras. 

Dentre as melhorias custeadas pelo Estado estão mais 20 novos leitos de recuperação, um centro de endoscopias e duas centrais para materiais esterilizados e kits cirúrgicos. As obras foram intensificadas em 2013, quando o governo de São Paulo assumiu os repasses, uma vez que a construção, iniciada com recursos federais em 2001, ficou paralisada por dez anos.

A unidade hospitalar recebe mensalmente o repasse de R$ 1 milhão pelo Governo do Estado para subvenção dos serviços. O hospital é uma entidade filantrópica voltada ao atendimento pelo SUS e referência em alta complexidade para a região de Bauru. Anualmente, atende cerca de 75 mil pacientes e realiza mais de um milhão de procedimentos.

Do Portal do Governo do Estado