Hospitais públicos são campeões de doações de órgãos em SP

Na capital paulista, líder em notificação de doadores viáveis é o HC de SP

sex, 19/10/2007 - 10h49 | Do Portal do Governo

 

Os hospitais públicos, estaduais, municipais e filantrópicos, são os que mais notificam potenciais doadores de órgãos no Estado de São Paulo. É o que aponta levantamento inédito da Secretaria de Estado da Saúde com base nos dados das doações informadas à Central de Transplantes nos últimos dois anos.

De setembro de 2005 a setembro deste ano foram notificados 707 doadores viáveis, ou seja, com pelo menos um órgão em condições de ser utilizado para transplante. O líder do ranking estadual é o Hospital de Base de São José do Rio Preto, com 44 doadores. Na capital paulista o Hospital das Clínicas de São Paulo foi o principal notificador, viabilizando 36 doações no período (veja lista abaixo).

Cerca de 170 hospitais realizaram notificações de pacientes com quadro de morte encefálica, quesito primordial para que a pessoa se torne doadora. Das 10 unidades que mais repassaram informações de doadores viáveis, todos possuem atendimento pela rede pública de saúde.

“Os hospitais públicos são os que mais recebem pacientes graves, principalmente vítimas de acidentes. Mas é fundamental que qualquer unidade de saúde, pública ou particular, notifique imediatamente casos de morte encefálica, contribuindo para o aumento do número de transplantes”, afirma o coordenador da Central de Transplantes, Luiz Augusto Pereira.

De janeiro a setembro de 2007 foram realizados no Estado 804 transplantes de órgãos e 3.415 cirurgias de córneas, consideradas tecidos. São Paulo é responsável por aproximadamente 45% de todos os transplantes realizados no país.

Confira:

1. Hospital de Base de São José do Rio Preto – 44

2. Hospital das Clínicas de São Paulo – 41

3. Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – 36

4. Santa Casa de São Paulo – 24

5. Conjunto Hospitalar de Sorocaba – 23

6. Hospital Estadual de Diadema – 22

7. Hospital Santa Marcelina de Itaquera – 19

8. Hospital das Clínicas de Campinas – 14

9. Hospital Municipal do Campo Limpo – 12

10. Hospital São Paulo – 11

Da Secretaria da Saúde