Hospitais públicos do Estado internam duas pessoas por dia com Lúpus

Foram 637 internações da doença autoimune, que ainda não possui causa conhecida e não tem cura

qua, 17/07/2013 - 12h01 | Do Portal do Governo

Os hospitais da rede pública estadual internam, em média, duas pessoas a cada dia com diagnóstico de lúpus eritematoso. É o que aponta um levantamento realizado em 2012, pela Secretaria da Saúde. Foram 637 internações da doença autoimune, que ainda não possui causa conhecida e não tem cura.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Segundo a chefe de reumatologia do Hospital Heliópolis, Lenise Brandão Pieruccetti, a doença está ligada a uma predisposição genética e os primeiros sintomas podem aparecer em qualquer faixa etária. O tema foi abordado na novela “Amor à vida”, quando Paulinha, interpretada por Karla Castanho, foi diagnosticada com a doença.

O lúpus atinge o sistema imunológico do doente, que passa a produzir anticorpos que atacam e provocam inflamação de células e tecidos saudáveis do corpo. Pele, rins e o sistema nervoso central são as partes mais afetadas pelo lúpus.

O tratamento inclui o uso de protetor solar, anti-inflamatórios, corticoides e imunossupressores, mas os procedimentos variam de acordo com cada indivíduo.

Do Portal do Governo do Estado