Hospitais oferecem mais de 670 vagas para universitários atender público

Estudantes receberão bolsa auxílio no valor de R$ 350 por mês para prestar serviço

seg, 16/04/2007 - 15h23 | Do Portal do Governo

Os 41 hospitais e centros de saúde da capital, interior e litoral do Estado de São Paulo oferecem 677 vagas para que universitários recepcionem pacientes e seus acompanhantes de forma atenciosa e cordial. As inscrições serão feitas pelas faculdades de São Paulo. As instituições têm até o dia 20 para manifestar interesse por escrito em participar do projeto Jovens Acolhedores da Secretaria Estadual da Saúde.

Somente os universitários pertencentes às faculdades que aderirem ao projeto poderão se candidatar a uma das vagas. As inscrições dos jovens estão previstas para começar em maio. Quem for contratado receberá bolsa mensal de R$ 350 durante um ano para pagar a mensalidade escolar. O restante da prestação será pago pela faculdade. A jornada é de 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira.

Sorteio eletrônico – Não é preciso ser estudante de medicina ou área específica de saúde para trabalhar nos hospitais estaduais. No momento da inscrição, o aluno escolherá a unidade de saúde que deseja trabalhar, sem a necessidade de morar ou estudar na mesma cidade. A seleção será feita por sorteio eletrônico. Todos os estudantes escolhidos receberão treinamento para as atividades que irão desempenhar.

A principal tarefa do jovem acolhedor é fazer o primeiro contato com o doente e seus familiares, dar informações, orientações e encaminhamento correto. O Projeto Jovem Acolhedor integra o programa de humanização de atendimento nos hospitais. Criado em 1994, o programa já concedeu bolsa de estudo a 1,7 mil alunos.

SERVIÇO

Para aderir ao projeto, as faculdades devem encaminhar carta à Secretaria da Saúde (em nome do secretário da pasta Luiz Roberto Barradas Barata), com os documentos necessários, para: Avenida Doutor Arnaldo, 351 – 2º andar – sala 216 – CEP 01246 000 – Cerqueira César – São Paulo – capital.

No site www.saude.sp.gov.br estão enumerados os documentos necessários para anexar ao pedido de inclusão no Projeto Jovens Acolhedores. A lista dos hospitais também está disponível nesse endereço.

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial