Hospitais infantis usam criatividade para alimentar pacientes

Cardápios atraentes e saudáveis ajudam no tratamento hospitalar

seg, 06/12/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

Nos hospitais infantis Darcy Vagas e Cândido Fontoura, ambos da Secretaria de Estado da Saúde, há grande preocupação dos profissionais de saúde em oferecer uma alimentação que desperte o interesse das crianças.

Essa tarefa é responsabilidade do Serviço de Nutrição e Dietética desses hospitais, que realizam o planejamento das refeições para os pacientes e também a continuidade do tratamento no ambulatório, após a alta.

O Hospital Darcy Vargas, por exemplo, aposta em cardápios coloridos e na realização de eventos especiais, com palestras e atividades lúdicas para incentivar o hábito da alimentação saudável entre as crianças internadas e em tratamento ambulatorial. Além disso, as mães são orientadas sobre a alimentação que será servida no período de internação.

Segundo Marcia Vanessa Viola, nutricionista e Diretora Técnica do Serviço de Nutrição e Dietética do Darcy Vargas, uma alimentação equilibrada é aquela composta pelas calorias distribuídas em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais), atendendo as necessidades de crescimento e desenvolvimento da criança e a manutenção de sua saúde.

“Toda a alimentação é elaborada com cardápios especiais, divididos em seis refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. Quando há restrições alimentares são realizadas adaptações do cardápio oferecido na dieta geral, porém em proporções adequadas e completas, oferecendo todos os nutrientes necessários ao tratamento dietético e a evolução nutricional do paciente”, explica Márcia Viola.

Márcia Viola, lembra ainda que devem ser incentivados desde cedo o consumo adequado de calorias e de alimentos fontes de proteínas (carne, frango, peixe, leguminosas, ovos, leite e derivados), vitamina A (cenoura, mamão, manga, abóbora e folhas verde-escuras), vitamina C (frutas e sucos cítricos: laranja, limão, abacaxi, maracujá, morango, acerola, caju, mexerica, goiaba), ferro (carnes, leguminosas, frutas cítricas e verduras de folhas verde-escuras) e cálcio (leite e derivados, peixes), pois esses nutrientes apresentam relação direta com o crescimento e o desenvolvimento adequados, com a diminuição de doenças infecciosas e melhora do sistema imunológico.  

No Hospital Infantil Cândido Fontoura, na zona leste, o foco é na reeducação alimentar das crianças com dietas específicas para algumas patologias, com a utilização de frutas, verduras e legumes, carnes, leites, ovos, entre outros, sempre com a preocupação de utilizar alimentos naturais sem conservantes e corantes, nem frituras ou alimentos gordurosos.

A diretora do Serviço de Nutrição e Dietética do Cândido Fontoura, Andrea Maria de Figueiredo Corrêa Bento, explica que é seguido cardápio balanceado com todas as vitaminas e minerais, entre eles Vitamina A, C, do Complexo B, Ferro, Cálcio, que são encontrados nas verduras, legumes e frutas.

“Além disso, em nosso cardápio, sempre procuramos incluir alimentos que as crianças já estão habituadas a receber em suas casas e, em outros casos realizamos algumas vontades das crianças, para assim melhorar a sua aceitação alimentar”, explica a nutricionista.

Outra preocupação é com relação ao consumo de bebidas. Nos dois hospitais são oferecidos sucos de frutas naturais, água de coco, que devem ser incentivados desde cedo, pois fornecem fibras, vitaminas e minerais, além de leite e iogurte que além de fazer parte de uma alimentação saudável, representam boa fonte de cálcio e vitamina.

Da Secretaria da Saúde