Hospitais farão ações de preservação ambiental

Entre as ações estão a distribuição de mudas, vídeos educativos e Olimpíada de Reciclagem

seg, 28/04/2008 - 10h15 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual de Pirajussara, ligado a Secretaria de Estado da Saúde, realiza até o fim de abril a “Semana da Terra”. A atividade faz parte das ações desenvolvidas na unidade para preservar o Meio Ambiente e aumentar a conscientização de toda comunidade do entorno.

Serão distribuídas 300 mudas de árvores para cada pessoa que levar até o hospital cinco unidades recicláveis de qualquer natureza, como papel, plástico, lata e vidro, por exemplo. A expectativa é que o número de unidades recicláveis chegue a 2.000.

Também serão instalados pelos corredores do hospital sete banners com a pergunta; “O que você está fazendo para melhorar nosso planeta?”. A idéia é proporcionar um momento de análise crítica às pessoas que circulam pelo hospital.

A idéia de proporcionar uma maior conscientização ambiental não pára por aí. Serão apresentados vídeos com duração de 15 minutos cada nas salas de espera do hospital. Assuntos como a separação do lixo, economia de água, reciclagem de materiais, entre outros serão abordados em cada inserção nas TV´s localizadas em pontos estratégicos da unidade.

“Esperamos recolher cerca de 2000 produtos de reciclagem, já que a ação é aberta para toda comunidade, e o mínimo proposto são cinco embalagens recicláveis”, explica Maria Olívia , coordenadora do projeto de Meio Ambiente do Hospital Pirajussara, “Nosso principal objetivo é refletir sobre a conservação do meio ambiente, seja dentro ou fora do hospital”, afirma a coordenadora do projeto Maria Olívia

Outras Ações

O Hospital Geral de São Mateus também está em campanha a favor do meio ambiente. Com o nome “Separar Para Preservar” o projeto irá premiar o setor hospitalar que mais separar, de forma correta, os resíduos e dejetos produzidos.

Trata-se de uma Olimpíada de reciclagem. Os participantes foram divididos em grupos separados áreas específicas como Centro Cirúrgico, Centro Ortopédico e outros que se uniram para melhorar a separação dos resíduos. Os setores por onde a circulação de pessoas é maior receberam o nome de setores de apoio (Raio-x, Laboratório, Endoscopia/Ultrasson e Ambulatório).

No Pronto-Socorro, a divisão ficou entre o plantão par e o ímpar. “A intenção é que a disputa estimule os médicos e funcionários a reciclar”, explica Adelma Brito Fernando, uma das criadoras do projeto. O controle dos campeões será feito pelo setor da limpeza e os resultados serão divulgados na primeira semana de junho, quando todos saberão quem é o vencedor e o prêmio surpresa. O material será enviado para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Selo Verde para hospitais

A Secretaria de Estado da Saúde vai conceder um selo aos hospitais da rede estadual que adotarem medidas visando à preservação ambiental e otimização de recursos hídricos. A certificação será oferecida anualmente às unidades que implantarem ações efetivas, tais como educação ambiental para a comunidade, plantio e reflorestamento do espaço do hospital e entorno, tratamento de efluentes, coleta seletiva de lixo e reciclagem.

Da Secretaria da Saúde