Hospitais estaduais triplicam doações de órgãos

Coordenadores internos identificam potenciais doadores e acompanham o processo de realização de exames para viabilizar a doação

qui, 01/10/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

O projeto “Doar São Paulo”, da Secretaria da Saúde, que criou a figura do coordenador intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos, triplicou o número de doadores viáveis (que tiveram pelo menos um órgão aproveitado) este ano nos 31 hospitais estaduais participantes. 

De maio (quando o projeto foi iniciado) até agosto deste ano essas unidades conseguiram, juntas, um total de 60 doadores, 186% a mais que as 21 doações viabilizadas pelos mesmos hospitais no mesmo período de 2008. 

Os coordenadores internos têm como principal objetivo identificar potenciais doadores e acompanhar o processo de realização de exames para viabilizar a doação. Eles realizam visitas diárias a setores como UTIs, terapias semi-intensivas, recuperação pós-anestésica e pronto-socorro para verificar a existência de pacientes com suspeita de morte encefálica, conversam com os chefes de equipe e auxiliam na abertura de protocolos para a comprovação da morte encefálica. 

O projeto garante remuneração extra de aproximadamente R$ 4 mil por mês aos médicos, que foram indicados pela direção dos hospitais e treinados pela Secretaria. Os coordenadores são, em geral, médicos intensivistas ou neurologistas, escolhidos por terem bom relacionamento com os demais profissionais e conhecimento das rotinas dos hospitais. 

A cada notificação de potencial doador realizada pelo hospital participante do projeto, uma mensagem é enviada automaticamente ao telefone celular do médico da Central de Transplantes responsável pelo projeto, que acompanha tudo o que está acontecendo. 

Os coordenadores também monitoram a realização dos exames clínicos e do exame gráfico para constatação da morte encefálica, mantêm contatos regulares com as Organizações de Procura de Órgãos e a Central de Transplantes e preenchem um relatório para cada notificação de potencial doador. 

“Esse projeto representa um avanço na busca da ampliação do número de pacientes beneficiados por um transplante no Estado. Os coordenadores intra-hospitalares estão auxiliando a Secretaria na viabilização de um número cada vez maior de doadores”, afirma o coordenador da Central de Transplantes, Luiz Augusto Pereira.

Doações em alta

O número de doadores de órgãos no Estado de São Paulo deverá bater novo recorde este ano, segundo balanço da Secretaria. De janeiro a agosto foram 461 doações, 60,6% a mais do que as 287 registradas no mesmo período de 2008. 

Com o aumento das doações foi possível realizar, neste ano 1.243 transplantes, 50,4% a mais do que as 826 contabilizadas de janeiro a agosto do ano passado. 

Da Secretaria da Saúde