Hospitais estaduais ganham certificação internacional inédita

Accreditation Canada atesta a qualidade da assistência e gestão dos hospitais de Diadema e Pirajussara

qua, 09/02/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

Os hospitais estaduais de Diadema, no Grande ABC, e de Pirajussara, em Taboão da Serra, ligados à Secretaria da Saúde de São Paulo, são as primeiras unidades públicas de saúde do Brasil a receberem certificação internacional concedida pela Accreditation Canada. O certificado reconhece a qualidade da assistência aos pacientes e da gestão das instituições.

“Essas certificações são prova contundente de que hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) são capazes de oferecer assistência de qualidade igual ou até superior ao de hospitais particulares”, afirma o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

Auditorias realizadas nos dois hospitais atestaram que ambos possuem evidências concretas de que a gestão e assistência prestadas nas instituições são seguras e feitas de forma interdisciplinar com foco centrado no paciente.

O processo de certificação envolve um manual com inúmeros critérios relacionados à dinâmica da gestão, liderança e assistência, dentro das instituições onde são avaliados. As unidades visitadas preenchem o chamado  self-assesment (auto avaliação dos itens constantes no manual de acreditação canadense).

Os avaliadores permaneceram três dias em cada instituição, verificando aspectos como ambiente físico, prontuários de anotação, dinâmicas de atendimento, resultados dos diversos processos, entrevistas com pacientes e familiares, serviços terceirizados e comunidade atendida, entre outros.

Durante esse período foram realizadas visitas nas áreas de pronto-atendimento, ambulatório, UTIs, centro cirúrgico, unidades de internação, laboratório clinico e setores de imagem, nutrição e farmácia.

A acreditação canadense é um modelo de certificação voltado para o setor de saúde desde 1958, em âmbito internacional, dirigido por uma organização não governamental, sem fins lucrativos e independente. Envolve a verificação diária de atividades e serviços em relação a padrões de excelência. O principal foco da metodologia é a segurança do paciente. 

Perfil dos hospitais certificados:

Hospital Estadual de Diadema 
Inauguração: outubro/2000
Leitos: 266
Consultas: 11 mil/mês
Exames: 38 mil/mês
Cirurgias: 750/mês
Especialidades e referência: neurocirurgia, ortopedia, politraumatizados, partos de alto risco e inúmeras outras. 

Hospital Estadual de Pirajussara 
Inauguração: janeiro/1999
Leitos: 282, sendo 40 de UTI (adulto, cardiológica, neonatal e pediátrica)
Consultas: 10 mil/mês
Exames: 50 mil exames de patologia clínica, 2500 exames de raio-X, 1000 tomografias, 500 mamografias, 2500 ultrassons, entre outros
Cirurgias: 700/mês
Especialidades e referência: cirurgia cardíaca, neurocirurgia, ortopedia, oftalmologia, cirurgia pediátrica, otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço, gastrocirurgia, ginecologia, urologia, cirurgia vascular, buco-maxilo e várias outras especialidades clínicas ambulatoriais.

Da Secretaria da Saúde