Hospitais estaduais farão parto indígena

A ação faz parte do Projeto de Resgate da Medicina Tradicional da População Indígena; anote os endereços

seg, 18/08/2008 - 11h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde determinou dez hospitais da capital, interior e litoral para oferecer um atendimento diferenciado às parturientes das tribos guaranis, respeitando as tradições indígenas de alimentação pós-parto e entrega da placenta à mãe. A ação faz parte do Projeto de Resgate da Medicina Tradicional da População Indígena desenvolvido pelo Governo do Estado.

São Paulo é o único Estado do país que oferece um programa de atendimento às índias gestantes onde são mantidas e preservadas as tradições do povo Guarani. “Muitas índias deixam de ter seus filhos em hospitais por medo de não respeitarem suas tradições. Cerca de 80% delas opta por ter o bebê na tribo, o que pode colocar em risco a vida das gestantes e dos recém-nascidos”, afirma Augusta Sato, coordenadora de Saúde do Povo Indígena da Secretaria de Estado da Saúde.

Os hospitais participantes do projeto oferecerem às parturientes uma alimentação baseada em frango novo, arroz, mingau, milho e derivados e arroz, conforme preconiza a tradição indígena.

Além disso, a parturiente guarani também tem por costume enterrar a placenta após o nascimento do bebê. Nesses hospitais, a placenta é entregue à parturiente em um saco branco leitoso possibilitando o ritual. “Os índios acreditam que o ritual de enterro da placenta interfere no ritmo de vida do recém-nascido. A secretaria segue uma solicitação das tribos”, afirma Sato.

Os partos nos hospitais só são realizados se for de interesse das gestantes e dos dirigentes das aldeias. Além disso, as parteiras podem acompanhar a mulher durante o parto. “Muitas vezes as índias não falam português, o que dificulta o entendimento. Por isso, a presença das parteiras é permitida”, explica Sato.

As dez unidades de saúde foram escolhidas de acordo com a localização próxima às tribos guaranis. O Estado de São Paulo conta com cerca de 2.500 índios vivendo em 15 tribos. Aproximadamente 60% dessa população é formada por mulheres.

Santa Casa de Ubatuba – Ubatuba

Hospital Regional do Vale do Ribeira – Pariquera-açu

Hospital São João – Registro

Hospital Geral de Pedreira – São Paulo

Irmandade Sagrado Coração de Jesus – São Sebastião

Hospital e Maternidade Interlagos – São Paulo

Hospital e Maternidade de Bertioga – Bertioga

Hospital Regional de Itanhaém – Itanhaém

Hospital e Maternidade de Mongaguá – Mongaguá

Unidade Hospitalar de Peruíbe – Peruíbe

Da Secretaria da Saúde