Hospitais estaduais farão parto de índias

Mães poderão ter seus filhos sem perder as tradições

sex, 22/08/2008 - 9h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde determinou que dez hospitais da capital, interior e litoral paulista ofereçam atendimento diferenciado às parturientes da tribo Guarani, respeitando as tradições indígenas de alimentação, pós-parto e entrega da placenta à mãe. A ação faz parte do Projeto de Resgate da Medicina Tradicional da População Indígena.

São Paulo é o primeiro Estado do País a desenvolver um programa de atendimento às índias gestantes com a finalidade de manter e preservar as tradições do povo Guarani. “Muitas deixam de ter seus filhos em hospitais por medo de não respeitarem suas tradições. Cerca de 80% optam pelo nascimento do bebê na tribo, o que pode colocar em risco a vida das gestantes e dos recém-nascidos”, afirma a coordenadora de Saúde do Povo Indígena da Secretaria da Saúde, Augusta Sato.

Os hospitais participantes do projeto oferecem às parturientes Guaranis alimentação baseada em frango novo, arroz, mingau, milho e derivados e arroz, conforme preconiza a tradição indígena. Além disso, elas recebem a placenta após o nascimento da criança, pois têm por costume enterrá-la. “Os índios acreditam que o ritual de enterro da placenta interfere no ritmo de vida do recém-nascido. A secretaria segue uma solicitação das tribos”, informa Sato.

Os partos em hospitais só são realizados se for de interesse das gestantes e dos dirigentes das aldeias e podem ser acompanhados pela parteira da tribo. “Muitas vezes as índias não falam Português, o que dificulta o atendimento. Por isso, a presença das parteiras é permitida”, esclarece a coordenadora.

As dez unidades de saúde foram escolhidas de acordo com a localização, próxima às tribos Guaranis. O Estado de São Paulo conta com aproximadamente 2,5 mil índios vivendo em 15 tribos, e 60% dessa população são mulheres.

Dez hospitais participam do programa

Hospital                                                    Cidade

Santa Casa de Ubatuba                               Ubatuba

Hospital Regional do Vale do Ribeira         Pariquera-Açu

Hospital São João                                     Registro

Hospital Geral de Pedreira                          São Paulo

Irmandade Sagrado Coração de Jesus                  São Sebastião

Hospital e Maternidade Interlagos               São Paulo

Hospital e Maternidade Bertioga                  Bertioga

Hospital Regional de Itanhaém                    Itanhaém

Hospital e Maternidade de Mongaguá         Monguagá

Unidade Hospitalar de Peruíbe                   Peruíbe

Da Secretaria da Saúde

(M.C.)