Hortolândia recebe dois novos reservatórios da Sabesp

Equipamentos têm capacidade de armazenamento de 5 milhões de litros de água cada e trarão maior segurança hídrica ao abastecimento do município

qua, 10/08/2016 - 12h43 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quarta-feira (10) dois novos reservatórios de água no município de Hortolândia com capacidade para 5 milhões de litros cada. O primeiro deles fica na Estação de Tratamento de Água (ETA) Boa Esperança e o segundo fica no bairro Jardim Amanda.

As duas unidades trazem mais segurança operacional ao sistema de abastecimento de água do município, atuando como reguladoras da distribuição, principalmente nas ocasiões em que for necessário realizar manutenção nas tubulações ou instalações. São obras realizadas no contexto da crise hídrica e que dão mais segurança para a região em eventos climáticos extremos, como o de 2014/15, que possam ocorrer no futuro. Durante a crise, a Sabesp realizou captação emergencial de água no rio Jaguari, garantindo o abastecimento da população.

Além de beneficiar Hortolândia, por meio de sistema integrado parte da água do reservatório Boa Esperança servirá também para atender áreas do município de Monte Mor. O total de moradores beneficiados é de aproximadamente 250 mil pessoas, que ganham maior qualidade de vida com as obras que tiveram um investimento de 9,6 milhões.

Obras na região
Também está em andamento na região a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Monte-Mor, com redes coletoras, interligações, coletores-tronco (8,9 km), estação elevatória de esgoto e linha de recalque (5,7 km). A obra já está concluída e parcialmente em operação, com algumas ações como montagem eletromecânica e interligações sendo executadas por pessoal próprio da Sabesp. A previsão é de que até o final deste ano estará 100% em operação, permitindo aumento dos índices de coleta, afastamento e tratamento dos esgotos, rumo a universalização do município.

Outra obra importante é a ampliação da ETA Paulínia, com implantação de uma unidade compacta com capacidade de 400 litros/s, também já concluída. Ela permite aumento de produção para atendimento ao município nos próximos 30 anos e viabilização da recuperação da ETA existente. No mesmo município, foi realizada a execução da adutora de água bruta Captação Jaguari – ETA Paulínia, de 5,5 km, em ferro fundido, possibilitando ampliação da capacidade de transferência em mais de 400 litros/s.

Em Itatiba estão sendo executadas obras complementares do sistema de abastecimento de água, com reforma da captação de água bruta, adutora de água bruta, estação elevatória e a adutora de água tratada Santa Cruz. A obra possibilita ampliação da produção, melhora na qualidade do tratamento de água e implantação de sistema de tratamento de lodo, beneficiando quase 100 mil pessoas.

E em Várzea Paulista estão em execução as obras de implantação de um reservatório de 4,5 milhões de litros no bairro Jardim Promeca. A obra, em fase de conclusão, aumenta a capacidade de reservação do município para atendimento a diversos bairros.

Do Portal do Governo do Estado