Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira: opções renovadas de lazer

Obras em infra-estrutura proporcionam melhor atendimento aos visitantes

qui, 08/06/2000 - 18h11 | Do Portal do Governo

Dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente, de 4 a 10 de junho, promovidas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, está a revitalização no Parque do Horto Florestal, onde foram realizadas obras para melhoria da infra-estrutura, com a construção de novos sanitários e um fraldário. Para apresentar as melhorias ao público, no próximo dia 10 de junho, sábado, a programação começa com a inauguração do Núcleo de Educação Ambiental, a partir das 10 horas, que tem como objetivo aproximar a população das soluções para os problemas ambientais. Às 11 horas, será a vez da inauguração do Espaço Convivência – Estação Vida, dirigido aos visitantes da ‘Terceira Idade’, que também foram lembrados nesse projeto de revitalização do Horto e terão um espaço dedicado às suas atividades.
A reabertura do Museu da Madeira Octávio Vecchi, fechado em 1996 para restauração, está marcada para às 12 horas. No local, será lançado o livro ‘Conhecer para Conservar’, elaborado pelo Programa Estadual para a Conservação da Biodiversidade – PROBIO. A publicação apresenta os principais ecossistemas do Estado e o conjunto das Unidades de Conservação mantidas pela Secretaria do Meio Ambiente, além de informações sobre a infra-estrutura oferecida e a legislação que trata do assunto.

Reabertura do Museu da Madeira

O Museu Florestal Octávio Vecchi, localizado no Horto Florestal, passou por ampla restauração, com destaque para a recuperação dos afrescos pintados em 1930. As pinturas reproduzem exemplares da flora, com 44 espécies de árvores nativas. Foram restaurados também o mobiliário construído a partir dos diversos tipos de madeira existentes, assim como o prédio de arquitetura eclética, que teve parte do forro destruído pelos cupins.
O acervo do museu tem a finalidade de mostrar o uso racional da madeira e a variedade da flora lenhosa existente no Estado de São Paulo. Os diversos empregos da madeira aparecem em peças de mobiliário, escultura, xilografia, entalhe e charão, técnica de verniz de laca originária da China e do Japão.

O Parque Estadual da Cantareira, localizado na Av. Senador José Ermírio de Moraes, s/nº, também participa das atividades comemorativas, com a inauguração, às 13 horas, do Circuito Integrado de Educação Ambiental – Horto/Cantareira e do Núcleo Águas Claras, um espaço de visitação e atividades de educação ambiental, criado em parceria com Furnas Centrais Elétricas e a Congregação das Associações da Serra da Cantareira.
As atividades, em ambos os parques, serão abertas a toda comunidade e contarão com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, no próximo dia 10 de junho, a partir das 10 horas, na Rua do Horto, número 931, bairro do Horto Florestal, na Capital.