Horticultura: workshop vai discutir pesquisas dos institutos da APTA

A idéia é discutir estratégias para a geração de novas tecnologias para o setor

qua, 12/11/2008 - 19h10 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (IAC/Apta/SAA) vai realizar, nesta quinta e sexta, 13 e 14, em Campinas, o “4º Workshop de Pesquisa em Horticultura”. A idéia é discutir estratégias para a geração de novas tecnologias para o setor, que abrange os segmentos de hortaliças, flores e plantas ornamentais, palmito, plantas medicinais e aromáticas, raízes e tubérculos.

Segundo a pesquisadora Arlete Marchi Tavares de Melo, diretora do Centro de Horticultura do IAC, o evento tem o objetivo de promover a integração entre os pesquisadores dos institutos de pesquisa da Apta, propor alternativas de captação de recursos, definir projetos integrados de pesquisa e competências institucionais, bem como discutir mecanismos para dar maior visibilidade à atuação da pesquisa nos vários segmentos da horticultura.

No primeiro dia será apresentado o projeto “A pesquisa em horticultura nas unidades da Apta: organização e indicadores de excelência”, conforme explica um dos coordenadores do evento, o pesquisador Carlos Castro. Os diretores do Instituto Biológico (IB/Apta/SAA), Antonio Batista Filho, e da Apta Regional, Paulo Rogério Palma de Oliveira, vão mostrar os trabalhos desenvolvidos em suas instituições. As apresentações serão acompanhadas de discussões plenárias e reuniões em grupos por segmento.

Também serão abordados as conquistas e obstáculos nos diversos segmentos da horticultura, abrangendo desde a reorganização da pauta de pesquisa até projetos financiados.

No segundo dia, os pesquisadores vão discutir em plenário sobre macrodemandas setoriais, áreas de pesquisa, prioridades e nucleação de equipes e definições de estratégias de atuação e de metas para 2009.

Serviço

4º Workshop de Pesquisa em Horticultura
Data: 13 e 14
Anfiteatro do IAC
Av. Barão de Itapura, 1.481 – Campinas

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento