Horta Educativa incentiva alimentação saudável para as crianças

Primeira-dama Lu Alckmin anuncia programa que prioriza a saúde e o meio-ambiente

sáb, 14/04/2012 - 16h02 | Do Portal do Governo



Laura tem 5 anos, mas sabe o valor de um cardápio saudável. “Me acostumei a comer verduras e legumes, e gosto muito”. Porém, o que ela mais gosta é brincar na horta e comer o que é cultivado. “A gente vai na horta para colher verduras, e, às vezes, a gente brinca de jogar terra no amigo”. Laura nem imagina que essa brincadeira de plantar e colher é um aprendizado pra toda vida: de respeito ao meio-ambiente e á saúde. Ela faz parte do Projeto Horta Educativa, há um ano implantado na creche do Palácio dos Bandeirantes, e lançado para o Estado de São Paulo pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, a primeira-dama Lu Alckmin.

VEJA OUTROS VÍDEOS:

– Metrô de SP: encurtando distâncias para mais de 4 milhões de pessoas

– Programa Ligado leva crianças deficientes a eventos culturais

– Bom Prato oferece nutrição e cidadania para a população

– Mulheres com câncer vivem dia de modelo

“Testamos o projeto com educadores e alunos em uma horta implantada ao lado da creche do Palácio dos Bandeirantes e outra na Casa da Solidariedade II. As crianças tiveram aulas teóricas e práticas. Plantaram, cultivaram e passaram a comer as hortaliças, inclusive em casa. Por isso, resolvemos expandir o projeto, inicialmente para 100 cidades do Estado”, disse Lu Alckmin.

O objetivo do programa é estimular a Educação Ambiental, Nutricional e a Valorização do Meio Rural via Horticultura, abrangendo crianças de 4 a 8 anos (idade em que estão formando o paladar). O Fundo Social vai fornecer a cada escola participante um kit com ferramentas, sementes, carrinhos e materiais didáticos desenvolvidos para aluno, para educador e para a família. “Queremos que as crianças possam semear, ver crescer, colher, compartilhar e aprender a comer”, ressalta a secretária de Estado da Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, parceira do projeto.

A Horta Educativa vai além da escola. De acordo com a educadora Fátima D´Auria, as crianças conseguem levar para a casa a nova proposta nutricional. “Várias mães me contam que os filhos pediram maçã de sobremesa, porque é natural e faz bem”. Para Lu Alckmin, é também oportunidade de prevenir doenças: “com a Horta Educativa, pretendemos não só melhorar a alimentação das nossas crianças, mas reduzir o índice de doenças, como obesidade e diabetes”.

Do Portal do Governo do Estado