#HoraVerdeSP: monitoramento via satélite mantém ecossistema vivo

Estado conquistou desmatamento quase zero nos anos 2014 e 2015

seg, 05/09/2016 - 11h04 | Do Portal do Governo

Para preservar e conservar a biodiversidade do território paulista, a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) faz a manutenção dos serviços ecossistêmicos por meio do MAIS (Monitoramento Ambiental por Imagens de Satélites).

#HoraVerdeSP vai destacar ações ambientais realizadas no Estado

Funciona assim: o monitoramento dos 24.800.000 hectares do Estado de São Paulo é feito entre cinco e 12 vezes ao ano, facilitando a localização de áreas desmatadas, fiscalizando as mesmas. As imagens de satélites e fotografias aéreas são comparadas mostrando onde houve alterações maiores que 400 m² na vegetação (por causas naturais, desmatamento, bosqueamento, queimadas ou grandes movimentações de terra). Com esse método, ainda é possível ver se o local alterado está ou não numa unidade de conservação ou outra área protegida.

Veja as ações de gestão ambiental realizadas no Estado de SP

Esses dados são recebidos diretamente pela Polícia Militar Ambiental para fiscalização em campo. Se for realmente uma infração, a Polícia Ambiental lavra o Auto de Infração Ambiental, indicando a multa a ser paga e as providências cabíveis para a recuperação da área.

Desmatamento Quase Zero em SP
Apesar do Atlas dos Remanescestes Florestais da Mata Atlântica – divulgado em maio pela Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – ter trazido dados negativos, São Paulo teve destaque positivo no que diz respeito à preservação da Mata Atlântica: nível praticamente zero de desmatamento no período de 2014-2015, suprimindo 45 hectares.

A Secretaria do Meio Ambiente (SMA), junto com a Polícia Militar Ambiental, aumentou a agilidade e melhorou o planejamento das ações de fiscalização, com o objetivo de zerar o desmatamento da Mata Atlântica até 2018.

O Governo do Estado de São Paulo investe na compra de novos equipamentos para trabalhar a preservação, sempre se preocupando com o meio ambiente, não só do Estado, mas do país como um todo.

Para mais informações de ações e projetos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, clique aqui

#HoraVerdeSP

Do Portal do Governo do Estado