Homicídios voltam a cair na cidade de São Paulo

Latrocínios, roubos, furtos, roubos e furtos de veículos em queda no segundo semestre trimestre de 2010

qua, 28/07/2010 - 15h43 | Do Portal do Governo

Os homicídios dolosos voltaram a cair na cidade de São Paulo, no segundo trimestre de 2010, conforme apontam as Estatísticas da Criminalidade divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). O número de mortes intencionais diminuiu 13% entre abril e junho, segundo a Coordenadoria de Análise e Planejamento da SSP (CAP). A Capital colaborou para que o Estado registrasse em junho o menor número de mortes intencionais na história recente: 296 casos, o que corresponde a 8,84 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Já são 48.674 as vidas poupadas no Estado desde 1999, quando os homicídios começaram a declinar.

No segundo trimestre de 2010 foram registrados na cidade 41 homicídios a menos que no mesmo período do ano passado – 325 mortes intencionais entre abril e junho de 2009, contra 284 no segundo trimestre deste ano.

O Estado de São Paulo reduziu os homicídios dolosos em 70% desde 1999. A taxa de homicídios caiu de 35,27/100 mil habitantes, em 1999, para 10,69/100 mil, em 2008, número que equivale a menos da metade da taxa média nacional, de 24,5/100 mil habitantes. Em 2009, o número de mortes intencionais no Estado oscilou ligeiramente para cima, mas agora, ao final deste primeiro semestre de 2010, retoma a trajetória de queda.

A Secretaria da Segurança Pública entende que o crime contra a vida está sob controle em São Paulo. A redução dos homicídios no Estado, que tem 42 milhões de habitantes, colabora para a diminuição das mortes intencionais no Brasil.

Crimes contra o patrimônio

Os crimes contra o patrimônio também recuaram na Capital. Os roubos caíram 12% no segundo trimestre, consolidando a tendência de queda de 13% no primeiro semestre. Em números absolutos, houve 3.820 crimes a menos entre abril e junho, em relação ao segundo trimestre de 2009.

Os roubos seguidos de morte tiveram expressiva redução no segundo trimestre.  No ano passado, de abril a junho, foram registrados 25 latrocínios. Este ano houve no período nove casos a menos: 16 no total. A diminuição dos latrocínios é uma tendência consistente. No semestre, é de 21% a queda em relação a 2009.

Os furtos recuaram 10% no segundo trimestre. Foram 4.432 casos a menos, em relação ao mesmo período do ano passado, confirmando a tendência de queda de 7% no primeiro semestre. Roubos e furtos de veículos também diminuíram na cidade de São Paulo. Foram roubados 726 veículos a menos – uma redução de 8% em relação ao segundo trimestre de 2009. O recuo consolidou tendência de queda de 9% dos roubos de veículos nos primeiros seis meses.

O número de veículos furtados de abril a junho retrocedeu em 1.164, uma queda 10%. No semestre, a redução acumulada de furtos de veículos é de 8%. As polícias da Capital localizaram, recuperaram e devolveram aos proprietários 39% dos veículos furtados ou roubados.

Investimentos e mudanças nas polícias

Os registros de roubos de carga caíram 7% de abril a junho. Foram 82 casos a menos, em relação ao segundo trimestre de 2009. A redução contribuiu para manter a trajetória de queda de 8% dos roubos de cargas no município nos primeiros seis meses de 2010.

A redução dos crimes contra o patrimônio e a retomada da tendência de queda dos homicídios resulta de mudanças nas políticas de segurança pública do Estado, da ação das polícias e da melhora do cenário econômico. Desde março do ano passado, houve alterações na gestão da área de segurança, com a designação de novos comandantes militares e delegados diretores de departamentos, criação de novas unidades especializadas e fixação de metas.

A Polícia Civil teve fortalecido seu papel na investigação dos crimes. Já a Polícia Militar teve reforçado o efetivo e a frota de viaturas e aeronaves. O Governo Estado estendeu a todos os 645 municípios ferramentas de Inteligência Policial, como o RDO (Registro Digital de Ocorrências) e o Infocrim, que permitem o mapeamento da criminalidade, com indicação de locais, dias e horários de maior incidência criminal, e que tanto colaboraram para a redução dos homicídios na capital e nos maiores municípios.

Da Secretaria da Segurança Pública