Homicídios recuam 11% e latrocínios caem pela metade na região de Ribeirão Preto

Região registra redução de 29% dos roubos de cargas, 7% dos furtos de veículos e 12% dos roubos

qua, 28/07/2010 - 16h11 | Do Portal do Governo

Os homicídios dolosos voltaram a cair na região de Ribeirão Preto no segundo trimestre de 2010, apontam as Estatísticas da Criminalidade, divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). O número de mortes intencionais diminuiu 11% de abril a junho, segundo a Coordenadoria de Análise e Planejamento da SSP. A região colaborou para que o Estado registrasse em junho o menor número de mortes intencionais na história recente: 296 casos, o que corresponde a 8,84 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Já são 48.674 as vidas poupadas em São Paulo desde 1999, quando os homicídios começaram a declinar.

No segundo trimestre de 2010 foram registrados na região sete homicídios a menos que no mesmo período do ano passado – 62 mortes intencionais entre abril e junho de 2009, contra 55 no segundo trimestre deste ano.

A redução dos homicídios no segundo trimestre reverteu a tendência de alta apresentada no primeiro trimestre. O balanço do primeiro semestre de 2010 mostra redução de 3% dos homicídios dolosos em relação aos primeiros seis meses do ano passado.

São Paulo reduziu homicídios dolosos em 70% desde 1999. A taxa de homicídios do Estado caiu de 35,27/100 mil habitantes, em 1999, para 10,69/100 mil, em 2008, número que equivale a menos da metade da taxa média nacional, de 24,5/100 mil habitantes. Em 2009, o número de mortes intencionais no estado oscilou ligeiramente para cima, mas agora, ao final deste primeiro semestre de 2010, retoma a trajetória de queda.

A Secretaria da Segurança Pública entende que o crime contra a vida está sob controle em São Paulo. A redução dos homicídios no estado, que tem 42 milhões de habitantes, colabora para a diminuição das mortes intencionais no Brasil.

Crimes contra o patrimônio

Os crimes contra o patrimônio também recuaram na região de Ribeirão Preto. Os roubos caíram 12% no segundo trimestre, consolidando a tendência de queda de também 14% no primeiro semestre. Em números absolutos, houve 256 crimes a menos de abril e junho, em relação ao segundo trimestre de 2009.

Os roubos seguidos de morte caíram praticamente à metade no período.  De abril a junho do ano passado, foram registrados cinco casos, contra três este ano. A diminuição dos latrocínios é uma tendência consistente. No semestre inicial de 2010, foram registradas oito ocorrências, contra 15 no período de 2009.

Os furtos recuaram 3% no segundo trimestre. Foram 410 casos a menos, em relação aos mesmos meses do ano passado, confirmando a tendência de queda de 4% no primeiro semestre.

Os furtos de veículos também diminuíram na região de Ribeirão Preto. Foram furtados 95 veículos a menos – uma redução de 7% em relação ao segundo trimestre de 2009. O recuo consolidou tendência de queda de também 7% dos furtos de veículos nos seis primeiros meses de 2010. As polícias da região recuperaram e devolveram aos proprietários 48% dos veículos furtados ou roubados – acima da média estadual, de 43%.

Investimentos e mudanças nas polícias

De abril a junho, foram registrados nove roubos de cargas a menos que no mesmo período de 2009 – foram de 31 para 22, em uma redução de 29%. A diminuição contribuiu para manter a trajetória de queda de 18% dos roubos de cargas no primeiro semestre de 2010.

Em toda a região de Ribeirão Preto, houve quatro registros de roubos a bancos no segundo trimestre deste ano, contra seis no mesmo período do ano passado. Na comparação entre os semestres iniciais de 2009 e 2010, o crime retrocedeu praticamente a metade, foi de nove para seis casos.

A redução dos crimes contra o patrimônio e a retomada da tendência de queda dos homicídios resultam de mudanças nas políticas de segurança pública do Estado, da ação das polícias e da melhora do cenário econômico. Desde março do ano passado, houve alterações na gestão da área de segurança, com a designação de novos comandantes militares e delegados diretores de departamentos, criação de novas unidades especializadas e fixação de metas.

A Polícia Civil teve fortalecido seu papel na investigação dos crimes. Já a Polícia Militar teve reforçado o efetivo e a frota de viaturas e aeronaves. O Governo Estado estendeu a todos os 645 municípios ferramentas de Inteligência Policial, como o RDO (Registro Digital de Ocorrências) e o Infocrim, que permitem o mapeamento da criminalidade, com indicação de locais, dias e horários de maior incidência criminal, e que tanto colaboraram para a redução dos homicídios na capital e nos maiores municípios.

Da Secretaria da Segurança Pública