Homicídios em SP têm maior queda em 5 anos e meio

Indicador de criminalidade caiu pelo sétimo mês consecutivo e faz parte do relatório divulgado pela Secretaria de Segurança Pública

seg, 25/11/2013 - 18h02 | Do Portal do Governo



Pelo sétimo mês consecutivo, Sâo Paulo registra queda no número de homicídios dolosos em todo o Estado. Os dados de estatísticas criminais divulgados pela Secretaria da Segurança Pública registram a maior redução no número de casos dos últimos cinco anos e meio, com 113 homicídios a menos em relação ao mesmo mês do ano passado.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O indicador de criminalidade, que é de responsabilidade da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP), é divulgado todo dia 25 de cada mês e, em outubro, registrou a maior queda de homicídios dolosos da série histórica, com 22,4% a menos na comparação com outubro do ano passado. “Essa redução é a maior em um mês desde abril de 2008”, afirmou o secretario da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.

A queda no indicador foi puxada foi puxada principalmente pela capital, que registrou redução de 28% em outubro, com 108 casos.

Grella afirmou que as polícias têm trabalhado bastante e que “foi batido o recorde de prisões de janeiro a outubro, com 141.536 pessoas presas”. A preparação e a inteligência foram algumas das estratégias adotadas para a realização de 13.929 prisões no mês de outubro.

Medidas de combate ao crime

A redução no indicador da criminalidade acontece após uma série de medidas adotadas pela SSP, como as reuniões bimestrais com os chefes das polícias Civil e Militar de todas as regiões do Estado para discutir ações integradas e visando a estabelecer metas de redução.

Além disto, houve a instalação Gabinetes Metropolitanos de Gestão Estratégica (Gamesp) em diferentes regiões: Baixada Santista e Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Grande São Paulo, em Jundiaí, na Região Metropolitana de Campinas e na região de Ribeirão Preto.

Do Portal do Governo do Estado