Homicídio cai 9% em São Paulo no primeiro trimestre

O percentual foi apresentado nesta quarta-feira, 30, pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da Secretaria de Segurança Pública

qua, 30/04/2008 - 17h52 | Do Portal do Governo

São Paulo reduziu em 9% o número de homicídios no primeiro trimestre de 2008. O percentual foi apresentado nesta quarta-feira, 30, pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da Secretaria de Segurança Pública.

Segundo o coordenador da CAP, Túlio Khan, com a queda o Estado atingiu o índice de 10,8 por cem mil habitantes. “Esse número se aproxima do aceitável pela Organização Mundial da Saúde, que é de 10 homicídios por cem mil pessoas”, afirmou Khan. As estatísticas já estão disponíveis no site da SSP. http://www.ssp.sp.gov.br/home

“Eu destacaria a continuidade do processo de queda dos homicídios do Estado, que começou em 1999 e nesses últimos oito anos já registrou uma redução de 67%. A nossa expectativa é que esse ano termine com uma taxa de homicídios por volta de 10 por cem mil habitantes, o índice considerado não epidemiológico pela Organização Mundial de Saúde”, ressaltou. O coordenador ainda informou que desde 1999 foram salvas de 35 mil a 43 mil vidas e que existe um desaceleramento natural da taxa de homicídios, do trimestre passado para esse.

Túlio Khan também explicou que a redução no número de homicídios se deve aos fatores de encarceramento, desarmamento e gestão. “São Paulo teve uma expansão muito grande da população prisional, saímos de 55 mil presos em 1994 para 158 mil presos no Estado agora”, disse. Ele lembrou que a política de desarmamento do Estado é anterior a do Governo Federal, e destacou o trabalho da Polícia Militar. “A PM está tirando as armas ilegais das ruas, realizando cerca de 10 mil apreensões por mês”.

Quanto à gestão desempenhada pela polícia, Khan ressaltou a importância do Infocrim, criado em 1999. “Essa ferramenta nos permite localizar o crime. Quando alguém vai ao Distrito Policial registrar uma ocorrência, são detalhadas diversas informações e com essa base é estruturado o planejamento de policiais e viaturas”.

Entre outros índices que tiveram redução estão os de roubo de veículos, com diminuição de 16,1%, e de roubo a banco, com queda de 37,7 %. Além disso, as taxas de estupro diminuíram 7% e de furto de veículos, 10,1%.

Maria Fernanda Teperdgian

Da Secretaria de Segurança Pública

C.M.