Homens são mais adeptos ao planejamento familiar

Pesquisa da Secretaria da Saúde aponta que metade dos homens que tiveram filhos planejaram o acontecimento

qua, 20/02/2008 - 12h32 | Do Portal do Governo

Pesquisa realizada pela Secretaria Estadual da Saúde em parceria com o Ibope na capital paulista aponta os homens tendem a planejar mais a chegada dos filhos do que as mulheres. Quase a metade (49%) dos homens entrevistados disseram que fizeram o planejamento familiar. Entre as mulheres o índice foi de 42%.

O levantamento mostrou ainda que 96% dos paulistanos (homens e mulheres) usuários dos serviços públicos de saúde são a favor dos métodos de planejamento familiar. Ao mesmo tempo, 43% dos que já tiveram filhos afirmam que a ação não foi planejada. E 13% dizem que planejaram no caso de alguns filhos, mas para outros, não.

O levantamento foi feito entre dezembro de 2007 e janeiro deste ano com 900 pacientes de nove hospitais estaduais. Desse total, 693 já haviam tido filhos _24% deles tiveram apenas um, 23% dois filhos, 11% três e 3% quatro filhos.

Segundo a pesquisa, apenas 46% dos entrevistados haviam usado camisinha nos 12 meses anteriores, e 31% tomaram pílulas anticoncepcionais. A injeção anticoncepcional foi realidade no último ano para 13% das pessoas ouvidas, e a pílula do dia seguinte, para 7%. Outros 7% disseram ter feito uso da tabelinha nos últimos 12 meses, e 3% utilizaram DIU. Do total de entrevistados, somente 19% fizeram cirurgia de esterilização, dos quais a maioria mulheres (14%).

“Os resultados demonstram que a população mais carente, atendida em hospitais estaduais, tem interesse em se prevenir contra a gravidez indesejada, o que reforça o acerto da política estadual em ampliar o acesso dos paulistas a métodos contraceptivos”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Desde o segundo semestre de 2007 a Secretaria envia aos municípios paulistas cinco tipos de métodos anticoncepcionais (incluindo a pílula do dia seguinte), além de DIU, em complemento ao repasse do Ministério da Saúde, para distribuição gratuita nos postos de saúde.

Na capital os anticoncepcionais são distribuídos gratuitamente em 20 unidades das Farmácias Dose Certa, localizadas em locais de fácil acesso como estações de metrô, trem e centros de saúde. Para retirá-los basta apresentar receita emitida por unidade pública de saúde contendo o princípio ativo do medicamento.

Da Secretaria Estadual da Saúde

(M.S.)