Homens priorizam o planejamento familiar mais que mulheres

Pesquisa ouviu 900 pacientes de nove hospitais estaduais, entre dezembro de 2007 e janeiro

qui, 28/02/2008 - 10h02 | Do Portal do Governo

Pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Ibope, revelou que os homens preocupam-se mais do que as mulheres quanto ao planejamento familiar. Tanto isso é verdade que 49% dos entrevistados do sexo masculino disseram tê-lo efetuado. Entre as mulheres, o índice foi de 42%.

O levantamento também evidenciou que 96% dos paulistanos (homens e mulheres) usuários dos serviços públicos de saúde mostraram-se favoráveis ao planejamento familiar. Ao mesmo tempo, 43% dos que têm filhos afirmam que a concepção não foi planejada. Já 13% disseram ter programado alguns filhos, mas os outros, não.

Foram entrevistados 900 pacientes de nove hospitais estaduais, entre dezembro de 2007 e janeiro deste ano. Desse total, 693 já haviam tido filhos; 24% deles tiveram apenas um; 23% dois filhos; 11% três; e 3% quatro filhos. 

Contraceptivos – De acordo com a pesquisa, apenas 46% dos entrevistados utilizaram camisinha nos 12 meses anteriores, e 31% tomaram pílulas anticoncepcionais. Optaram pela injeção anticoncepcional, no último ano, 13% das pessoas ouvidas. A pílula do dia seguinte foi utilizada por 7%. Outros 7% disseram ter feito uso da tabelinha nos 12 meses anteriores e 3% declararam ter utilizado o DIU. Do total de interrogados, somente 19% fizeram cirurgia de esterilização. Neste item, as mulheres foram maioria: 14%.  

Desde o segundo semestre de 2007, a secretaria está enviando aos municípios paulistas cinco tipos de métodos anticoncepcionais (incluindo a pílula do dia seguinte e o DIU), para distribuição gratuita nos postos de saúde.

Na capital, os contraceptivos são entregues, gratuitamente, em 20 unidades das Farmácias Dose Certa, em locais de fácil acesso – estações de Metrô, de trem e nos centros de saúde. Para retirá-los, basta apresentar a receita emitida pela unidade pública de saúde com o princípio ativo de cada medicamento. 

Da Secretaria da Saúde