Homens praticam mais esporte que mulheres

45% dos homens têm rotina esportiva; entre as mulheres o índice é de 25%

seg, 05/03/2007 - 11h57 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde acaba de finalizar estudo que comprova: homens fazem mais esporte que mulheres. É a primeira vez no Brasil que um levantamento mostra números e porcentagens de praticantes esportivos.

Com 41 milhões de habitantes, o Estado de São Paulo tem 9 milhões de homens que praticam esporte rotineiramente (pelo menos uma vez por semana). Já as mulheres somam 5,3 milhões. Percentualmente, 45,2% dos 20 milhões de homens paulistas têm rotina esportiva. Entre as mulheres este índice é de 25,3% das 21 milhões.

Em parceria com o Celafiscs, entidade especializada em atividade física, a Secretaria entrevistou, em 2006, 2.582 pessoas com mais de 14 anos de idade, em todas as regiões paulistas_ Grande São Paulo, litoral e interior. O governo do Estado esteve em 11 regiões de São Paulo, nas 29 maiores cidades (em cada região 3 cidades, uma grande, uma de médio porte e uma pequena). Foram seguidos critérios de população estabelecidos pelo Censo Demográfico Populacional, do IBGE, de 2000.

A Secretaria realiza anualmente, por todo o Estado, o Agita São Paulo e o Agita Galera, programas que exatamente combatem o sedentarismo e indicam como melhorar a saúde com atividades corriqueiras. O Agita virou exemplo para todo o mundo em 1996, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou o programa em centenas países, o que é repetido anualmente.

“A prática de exercícios é fundamental para manter a boa saúde e prevenir diversas doenças. É importante ter rotina de atividades físicas e esporte”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

As regiões que participaram da pesquisa foram Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Registro, litoral e Grande São Paulo.

Da Secretaria da Saúde