Homens ganham check-up nesta semana do dia dos pais

Mutirão da Secretaria da Saúde para prevenção de câncer de próstata e doenças cardiovasculares começa nesta segunda-feira

seg, 06/08/2007 - 11h40 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde promove a partir de hoje, segunda-feira, 6 de agosto, uma semana inteira dedicada a saúde do homem. Até esta sexta-feira, 10 de agosto, das 8 às 17 horas, a pasta realizará no Hospital Ipiranga (zona sul da capital) um mutirão gratuito para prevenir, diagnosticar e tratar doenças como câncer de próstata, varizes, aneurisma de aorta, diabetes, hipertensão e dislipidemia.

Homens com 40 anos de idade ou mais poderão participar, sem necessidade de agendamento prévio. Após preencher ficha de atendimento, os pacientes farão teste rápido de colesterol, triglicérides e glicemia, além de coletar sangue para exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), proteína produzida pela próstata, que fica pronto em aproximadamente duas horas.

Na seqüência, os participantes passarão por profissionais do Grupo de Hipertensão, para medir a pressão arterial e avaliar o resultado dos exames de colesterol, triglicérides e glicemia. Receberão orientações sobre dieta e prática de atividades físicas.

Os pacientes também serão examinados pelo serviço de Cirurgia Vascular, para verificar a existência de varizes nas pernas e realizar exame de ecodoppler para aferição da circunferência da artéria aorta. Por fim, os profissionais da área de urologia irão avaliar o resultado do PSA e, se necessário, realizar o exame de toque ou ultra-som de próstata.Caso seja encontrado algum problema mais grave, o paciente será encaminhado para acompanhamento médico especializado e até mesmo cirurgia.

Serão mobilizados 50 médicos, além de enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos.“A prevenção e o diagnóstico precoce de doenças são o melhor caminho para os homens que desejam levar uma vida saudável, especialmente depois dos 40 anos. Esse mutirão vai auxiliar a detectar problemas de saúde que, se não tratados, podem trazer sérias complicações”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O Hospital Estadual Ipiranga fica na avenida Nazaré, 28.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

(J.H.)