Homenagem a Luiz Gonzaga traz pratos típicos nordestinos

Acarajé, baião de dois e buchada; público poderá se deliciar com comidas de 9 estados

qui, 16/07/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Além da música, dança e manifestações populares nordestinas, outro aspecto da região que desperta a atenção, e principalmente o paladar, é a culinária regional. Na Homenagem a Luiz Gonzaga, que acontece neste final de semana, de 17 a 19, no Vale do Anhangabau, o público poderá experimentar, ou relembrar, o gostinho típico da cozinha nordestina.

Serão diversas barracas com pratos típicos dos estados brasileiros. Baião de dois, acarajé, buchada, arroz de cuxá, quibebe, fritada de caranguejo, pirão, doce de caju e casquinha de siri são algumas das pedidas que representam Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Confira o cardápio:

Alagoas – Baião de dois, Bolo de milho verde, Camarão refogado, Pudim de tapioca.

Bahia – Abará, Acaçá, Acarajé, Arroz de hauçá, Baba de moça, Bobó de Camarão, Bolo de Aipim, Bons-bocados, Canjica de milho verde, Carne de sol com pirão de leite, Carne seca com jerimum, Caruru, Casquinha de siri, Cocada branca, Cocada do ovos, Cocada preta, Cocada puxa, Cuzcuz de carimã, Cuscuz de milho, Cuzcuz de tapioca, Efó, Escaldado de peixe e camarão, Escaldado de peru, Farofa amarela, Farófia, Feijão de Azeite, Feijão de leite, Frigideira de bacalhau, Frigideira de camarão, Frigideira de siri, Lelé de milho, Mingau de carimã, Molho de camarão, Molho de pimenta, Moqueca de camarão, Moqueca de carne verde, Moqueca de ovos, Moqueca de peixe, Munguzá de colher, Pudim de claras, Pudim de tapioca, Queijadas, Quindins de Iaiá, Sequilhos, Vatapá.

Ceará – Bolo Luiz Felipe, Buchada, Camarão gratinado, Lagosta gratinada, Tainha com leite de coco.

Maranhão – Arroz de caranguejo, Arroz de Cuxá, Caruru, Compota de bacuri, Cuxá da roça, Derresol, Doces de espécie, Monteiro Lopes, Pé de moleque, Peixe maqueado, Sopa de camarão.

Paraíba – Bolo de macaxeira, Chambaril, Quibebe.

Pernambuco – Bolo de rolo, Bolo Souza Leão, Casquinha de siri, Fritada de caranguejo, Galinhada de cabidela, Mouse de maracujá.

Piauí – Arroz com capote, Arroz de Maria Izabel, Capiau, Carneiro com leite de coco, Maxixada, Pirão de parida.

Rio Grande do Norte – Charque com banana da terra, Doce de caju em caldas, Paçoca.

Sergipe – Casquinha de siri, Doce de caju.

Agora, se você é paulista e ficou na dúvida no que pedir, leia aqui nosso dicionário de comidas nordestinas para se familiarizar e aproveitar a Homenagem a Luiz Gonzaga com muitos quitutes.