Homenagem a Luiz Gonzaga recebe 200 mil pessoas em SP

Vale do Anhangabau, no centro da capital, recebeu manifestações populares como repente, maracatu e teatro mamulengo

dom, 19/07/2009 - 19h19 | Do Portal do Governo

Atualizado em 20 de julho às 16h15

O Vale do Anhangabau, no centro da capital, recebeu 200 mil pessoas durante os três dias de festa em homenagem a Luiz Gonzaga – também conhecido como o rei do baião. Os paulistanos conheceram um pouco mais da cultura nordestina durante o evento, que começou na sexta-feira, 17, e terminou na noite de domingo, 19.

O governador José Serra participou do evento no sábado, 18, celebrando a cultura popular nordestina. “A ideia é que este evento em homenagem a comunidade do Nordeste aconteça todos os anos como a Virada Cultural”, afirmou o governador. Serra prestigiou o show de Dominguinhos e cantou junto com o artista a música “Baião Número 1”, o primeiro baião composto por Luiz Gonzaga.

Confira a apresentação de Serra e Dominguinhos

Além de shows com grandes nomes da música nordestina – como Dominguinhos, Elba Ramalho e Alceu Valença – e revelações (Seu Chico e Cordel do Fogo Encantado), o público aproveitou as barracas de comidas típicas e interagiu com as manifestações tradicionais do nordeste.

A figura do repentista foi representada pelas duplas “Sebastião Marinho e Luzivan Mathias”, que se diferencia pela presença feminina, “Peneira e Sonhador” e “Caju e Castanha” – que completam 36 anos na estrada. O “Maracatu Prego Batido” apresentou o batuque que contagia os nordestinos e a percussão do grupo “Afoxé Prego Batido” trouxe ao público a representação da música e dança afro-brasileira.

A magia do circo também esteve presente com o “Grupo Irmãos Becker”. Inspirados na cultura popular, eles realizaram uma performance pirofágica sobre pernas de pau. Como no circo não pode faltar palhaço, integrantes do Circo Nosotros, da “Cia. Capadócia” e do “Grupo de Teatro Piolin” divertiram o público durante a festa.

Também para interagir, o “Grupo Folias e Folguedos” trouxe uma das encenações mais populares do Brasil – o Bumba-meu-boi -, que mistura teatro, música e dança. Outra tradição que o público conheceu foi o teatro de mamulengo com o mestre dos bonecos artesanais Valdeck de Garanhuns.