Hoje é o último dia para inscrever no vestibular da Unicamp

Inscrição deve ser feita somente pela internet

ter, 07/10/2008 - 8h15 | Do Portal do Governo

Termina nesta terça-feira, 7, o prazo de inscrição para o vestibular 2009 da Unicamp. O formulário está disponível no site do Comissão Permanente para os Vestibulares. A taxa de inscrição custa R$ 105. Quem recebeu isenção total ou foi beneficiado com desconto de 50% na taxa devem preencher um formulário específico, também disponível no mesmo site, utilizando o código enviado pela Comissão.

Quem pagou a inscrição deve consultar a matrícula 72 horas após pagamento da taxa. O Vestibular Unicamp 2009 oferece 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). No ano passado, a Comvest registrou 49.477 inscritos.

Uma das principais novidades são os oito novos cursos do recém-inaugurado campus de Limeira, onde foi instalada a Faculdade de Ciências Aplicadas. São eles: Gestão de Políticas Públicas, Gestão de Agronegócio, Gestão de Comércio Internacional, Gestão de Empresas, Ciências do Esporte, Nutrição, Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura, sendo os quatro últimos em período integral e os quatro primeiros, noturnos. Com isso, o número de vagas oferecidas terá um acréscimo de 17%, o maior já realizado de uma só vez na história da universidade.

A Faculdade de Ciências Aplicadas compreende três áreas: Engenharias, Gestão e Saúde. Segundo o pró-reitor de Graduação, Edgar Salvadori de Decca, a intercessão entre os cursos é uma das principais características da nova unidade. Os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura, por exemplo, compartilham aproximadamente 40% das disciplinas em seu núcleo comum. Nos cursos de Gestão de Agronegócios, Gestão de Comércio Internacional, Gestão de Empresas e Gestão de Políticas Públicas, esse compartilhamento chega a 75%. “Escolher cursos correlatos como primeira e segunda opção certamente amplia as chances de o candidato ter suas expectativas satisfeitas”, observa o pró-reitor. Conheça o perfil dos novos cursos.

Do ponto de vista das instalações físicas, os alunos que chegarem ao campus de Limeira, em 2009, terão à disposição mais de duas dezenas de salas de aulas, 3 anfiteatros, biblioteca e laboratórios. Ao todo, já foram realizados 10 mil metros quadrados de obras físicas. Entre elas está um bloco de ensino, composto de três prédios de três andares, e um bloco de anfiteatros, todos climatizados. Em dois dos prédios, há quatro salas de aulas por andar, com capacidade para 60 alunos cada uma. No terceiro prédio, funcionarão a biblioteca e salas de informática. Seguem em andamento as providências para a construção dos prédios que abrigarão os laboratórios e o restaurante universitário.

O Kit do Vestibulando está disponível no site do Comvest e é gratuito. O material é formado pelo Manual do Candidato e pela Revista do Vestibulando. Além de orientar o candidato sobre as provas do Vestibular Unicamp 2009 e todo o processo de inscrição e convocação, o kit traz informações sobre todos os cursos, inclusive as novas opções oferecidas pela Faculdade de Ciências Aplicadas (novo campus de Limeira).

Além da criação de oito novos cursos que serão ministrados no novo campus de Limeira, as principais mudanças para este ano são: ao invés de três os candidatos podem fazer até duas opções de cursos; Odontologia não exigirá mais a prova de aptidão; o tempo mínimo de permanência nas salas nos dias de provas passa de duas horas para duas horas e meia; haverá apenas uma nota de corte (NMO) para as provas prioritárias de cada curso e os critérios para convocação e classificação dos candidatos estão mais simples; a prova terá uma mudança gráfica: deixa de ter um caderno separado para as respostas, que passarão a ser feitas no próprio Caderno de Questões. Porto Alegre não abrigará mais as provas do Vestibular Unicamp.

Datas

A primeira fase acontece no dia 16 de novembro de 2008 com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Dia 17 de dezembro a Comvest divulga a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova. A segunda fase será realizada de 11 a 14 de janeiro de 2009, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Inglês. As provas de aptidão, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música acontecem em Campinas, entre os dias 19 a 22 de janeiro. A primeira chamada será divulgada dia 5 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser feita dia 10 de fevereiro.

Da Unicamp