Hoje é o dia “D” da autoavaliação escolar

Mobilização incentiva reflexão sobre cotidiano das escolas públicas paulistas

ter, 10/04/2012 - 10h22 | Do Portal do Governo

Nessa terça,10, toda a rede de ensino pública está convidada a realizar, com envolvimento de diretores, professores e de toda a comunidade, uma autoavaliação do cotidiano escolar. “É um incentivo à cultura de análise e planejamento”, diz Neusa Rocca, supervisora de ensino da Secretaria da Educação.

Dentre os objetivos da ação estão definir prioridades e identificar aspectos que demandam mais atenção na rotina escolar em vários aspectos: desde a gestão dos processos pedagógicos e resultados educacionais obtidos pelos estudantes até pessoas que compõem a equipe de ensino e os bens patrimoniais. Ao final, as instituições devem elaborar um plano de melhorias.

Segundo Neusa, a ferramenta de autoavaliação está disponível há mais de duas semanas e pelo menos 500 escolas da rede estadual de ensino já começaram a preenchê-la. “A análise toma como base o ano de 2011, já o plano de melhorias é para ser colocado em prática ainda em 2012”, explica.

Para realizar a autoavaliação, as escolas devem baixar uma ferramenta disponível no site do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (CONSED). O trabalho, além de sinalizar com melhorias nas escolas por meio dos planos de ação, deve difundir boas práticas de gestão escolar, que poderão ser divulgadas com a participação das escolas no Prêmio de Gestão Escolar 2012, que está com inscrições abertas até dia 1º de junho.

Do Portal do Governo de São Paulo