Hoje é Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Fundação Pró-Sangue terá programação especial ao longo da semana para comemorar a data e estimular doações

seg, 25/11/2013 - 10h41 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue inicia hoje uma programação especial pelo Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado nesta segunda-feira, 25. O órgão quer prestar uma homenagem aos cidadãos que doam sangue ao longo do ano e que fazem a diferença na vida de milhares de pessoas.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Em seus mais de 29 anos de atuação, a Pró-Sangue já registrou mais de 4,6 milhões de doações. No Brasil são coletadas anualmente, em média, 3,6 milhões de bolsa de sangue. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil está aquém do preconizado, não chegando a 2%.

LEIA TAMBÉM
Conheça os requisitos para doação de sangue
Veja os endereços dos postos de coleta

Por isso, além de homenagear quem já doa sangue frequentemente, a Pró-Sangue também quer estimular doações. Os doadores terão uma recepção diferenciada na Fundação ao longo desta semana, especialmente no Posto Clínicas, que poderão participar de uma série de eventos na unidade (veja a programação completa no site da Pró-Sangue).

De hoje até sábado, os postos de coleta estarão decorados e oferecerão brindes e lanches especiais pós-doação. O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue foi instituído no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco.

Do Portal do Governo do Estado