Hoje é Dia Mundial da Alimentação

Agricultura e Fundação Casa têm ações especiais para destacar alimentação saudável

sex, 16/10/2009 - 9h45 | Do Portal do Governo

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação nesta sexta, 16, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento promove a sua 16ª Semana da Alimentação desde terça, 13. O evento conta com uma série de atividades que vão conscientizar sobre a importância da segurança alimentar e nutricional.

Nesta sexta-feira, 16, a sede da Secretaria será palco para a divulgação da campanha “A Hora da Fruta” e do lançamento do novo livro Alimentação Saudável, desenvolvido pelo Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Pasta (Codeagro).

Também será ministrada uma palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo Cyro Abumussi, da Fazenda Ituaú, com o tema “A importância das cores e sabores na formação de hábitos alimentares saudáveis”. Abumussi produz vegetais em miniatura, que chamam a atenção, principalmente das crianças, facilitando a educação nutricional. 

“Além de incentivar hábitos mais sadios, a iniciativa vem ao encontro das necessidades do agricultor, já que as frutas, legumes e verduras figuram como importantes alternativas para diversificar a produção. Com mais consumo, o produtor também se sente motivado em investir mais nessas opções”, afirma o secretário de Agricultura, João Sampaio.

A campanha

A campanha A Hora da Fruta incentiva a população a ingerir alimentos práticos, nutritivos e baratos, que além de serem saborosos, contribuem para a prevenção de doenças. “A recomendação é de que as frutas sejam consumidas ao menos três vezes ao dia. Elas podem ser facilmente adquiridas e levadas nas bolsas e mochilas, por exemplo. A adoção de hábitos alimentares saudáveis, além de promover a saúde, melhora a qualidade de vida da população”, ensina a nutricionista e diretora técnica do Cesans, Milene Massaro Raimundo.

O livro

O livro Alimentação Saudável orienta sobre a importância de uma refeição equilibrada e nutritiva para prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial. A publicação mostra também a necessidade de uma alimentação variada, rica em legumes, frutas e verduras – ao invés de produtos calóricos, ricos em sal ou com grande quantidade de açúcar. O livro traz ainda dicas de higienização e de preservação dos nutrientes durante o cozimento, e receitas desenvolvidas e testadas na cozinha experimental do Cesans. Ele está disponível para download no site www.codeagro.sp.gov.br.

Dia Mundial da Alimentação na Fundação Casa

O Dia Mundial da Alimentação será comemorado de maneira diferente  pelas unidades da Divisão  Regional Vale  do Paraíba (DRVP) da Fundação CASA. Para colocar em foco a importância de discutir a fome e o desperdício dos alimentos que a DRVP fez uma parceria com o Sesi de Jacareí para realizar o Primeiro Concurso de Receitas da Fundação CASA.

No concurso, os  pratos  serão  preparados  com alimentos que normalmente  são  deixados  de  lado  e  param  no  lixo. Dessa forma, os participantes  serão  estimulados  a  preparar  receitas  de  baixo custo aproveitando  integralmente  os alimentos. E quem colocará a mão na massa serão os adolescentes das unidades.

Antes de ir para a cozinha, porém, os jovens farão uma pesquisa sobre os alimentos que não são aproveitados integralmente e elaboram as receitas. A ideia  da  competição  gastronômica partiu das nutricionistas do Naisa (Núcleo  de  Atenção  Integral  à  Saúde  do  Adolescente) da divisão. Os jovens da unidade vencedora do concurso levarão como prêmio uma visita monitorada  ao  Mercado  Municipal  da  cidade.

Élson conta que os cursos ministrados nas unidades desenvolvem habilidades e muitos adolescentes se destacam durante as aulas. Mais que aprender a cozinhar, com o concurso os jovens entenderão na prática a importância de cada grama de alimento, desenvolverão  o conceito de responsabilidade  socioambiental  e  ainda  conseguirão vislumbrar outros caminhos  profissionais.  “Não vamos dizer que isso vai proporcionar uma virada na vida  deles, mas vai dar uma alternativa, o que, para eles, é muita coisa”.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e da Fundação CASA