Hoje é Dia da Educação

Secretaria investe R$ 15 bi; até 2010, todas as crianças com até 8 anos devem estar alfabetizadas

ter, 28/04/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Hoje, 28, é comemorado o Dia Mundial da Educação e a secretaria do estado tem motivos de sobra para celebrar, junto com esse dia, os ótimos resultados de suas ações.

Só em 2009, serão investidos R$15 bilhões no setor. A Educação trabalha com as metas de alfabetizar todos os alunos aos 8 anos, até 2010, e de reduzir pela metade as taxas de reprovação e evasão escolar.

Atualmente a rede de ensino paulista é a maior do país com cerca de 5 milhões de alunos em 5.537 escolas. Toda escola possui dois professores em sala de aula com o Projeto Ler e Escrever. O segundo é o “auxiliar”, que colabora com o professor titular e auxilia o aluno que apresenta dificuldade de aprendizado na alfabetização. Para reforçar o ensino, ainda foi criada a recuperação de conteúdo, que acontece nas férias.

Programas, como o Rede do Saber, promovem também a formação dos educadores. Neste projeto, recursos de videoconferência, teleconferência, ferramentas de gestão e ambientes colaborativos na Internet contribuem para a aproximação dos professores com conteúdos de ensino superior.

Outros investimentos da secretaria acontecem em função da infra-estrutura das escolas. O Plano de Modernização das escolas reforma e adapta as unidades educacionais, atualizam o acervo das bibliotecas e implantam laboratórios de informática e quadras de esporte.

A rede de ensino paulista está também cada dia mais informatizada, introduzindo computadores em todas as escolas, permitindo a consulta de boletins de alunos pela internet e até gerenciando a entrega de material escolar a cada unidade no estado.

Estes são alguns dos motivos que a secretaria pode comemorar o dia de hoje tendo a certeza de que está contribuindo para uma educação melhor em todo o estado. Para mais informações da pasta, acesse www.educacao.sp.gov.br.