Histórias de vida: Escola de Moda traça novas oportunidades

Rosália Guerra viu nos cursos de modelagem e costura uma chance para voltar ao mercado de trabalho

qui, 18/08/2016 - 14h46 | Do Portal do Governo

Moradora do Jardim Raposo Tavares, na zona oeste da capital paulista, Rosélia Agostinho de Sousa Guerra, 45, é uma das mais de 26 mil pessoas que passaram pela Escola de Moda dirigida pelo Fundo Social de Solidariedade. A descoberta do curso foi quase por acaso.

“Uma colega de igreja comentou sobre o curso. No começo, pensei em fazer porque é difícil encontrar roupas para moda evangélica”, conta. “Estava desempregada e achei que, além de conseguir fazer meus próprios vestidos, também ocuparia a mente”, explica.

E assim ela fez. No começo deste ano, entrou juntamente com sua irmã no curso de corte e costura da Escola de Moda, localizada no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi. Foram 80 horas de aulas. “Não sabia nada e sai do curso com duas peças prontas”, comemora. “Estou feliz porque já sei fazer saias e vestidos do meu gosto”.

Outra fase
Formada em pedagogia, Rosélia mudou de planos depois do curso. “Estava sem trabalho há tempos, gosto da minha profissão mas também gostei da costura e passei a trabalhar com minha tia na oficina depois de aprender”, diz.

Mãe de cinco filhos e com dois netos, voltou para sala de aula para aprimorar um pouco mais os conhecimentos na área de moda. “Resolvi fazer modelagem também para me preparar melhor. Lá na oficina já comecei a fazer pequenos reparos e fico com 50% de cada encomenda”.

A Escola
Mais que aprender uma nova profissão, os cursos da Escola de Moda estão permitindo que Rosélia volte ao mercado de trabalho e conquiste novamente a autossuficiência financeira. Além de Corte e Costura e Modelagem, a Escola ainda conta com curso de Bordado em Linha, Bordado em Pedraria, Crochê e Confecção de Caixas para homens e mulheres desempregados com mais de 16 anos.

Saiba mais aqui sobre os cursos da Escola de Moda.

Do Portal do Governo do Estado