História: Seade lança CD-ROM ‘500 anos de Divisão Territorial e 100 anos de Estatísticas Demográfica

Projeto traz informações sobre a história dos municípios paulistas

seg, 13/08/2001 - 12h26 | Do Portal do Governo

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, está disponibilizando ao público o CD-ROM ‘500 anos de Divisão Territorial e 100 anos de Estatísticas Demográficas Municipais’.

Trata-se de um documentário da história da formação dos municípios paulistas, período que cobre desde 1532, data da criação da primeira vila brasileira, São Vicente, até 1995, quando ocorreram as últimas divisões territoriais.

O estudo mostra por meio de quadro sinóptico e mapas a transformação dos pioneiros municípios de São Vicente, São Paulo, Guaratinguetá, Taubaté, Iguape, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Cananéia, Sorocaba e Ubatuba , nos atuais 645 municípios.

As informações sobre população, índices de natalidade e mortalidade dos últimos 100 anos para todas as cidades, a partir de censos demográficos e dados estatísticos dos cartórios de registro civil.

Com esta pesquisa foi possível obter dados como:

1 – O primeiro nascimento registrado no Estado de São Paulo foi de Silveria, filha dos lavradores Lourenço Antônio e Julliana Maria, moradores da freguesia de Juquery Mirim, no município de Mairiporã, no dia 4 de janeiro de 1852;
2 – O primeiro óbito registrado foi em 2 de janeiro de 1852, também em Mairiporã, de Antônio de João;
3 – O primeiro casamento registrado ocorreu no município de Itu, em 3 de outubro de 1875, entre os escravos Domingas e Francisco, ela com 20 e ele com 22 anos de idade, com a devida licença do vigário da ‘Parochia’.

O CD-ROM estará disponível para consulta gratuita na sede do Publishop do Seade, localizado na Av. Cásper Líbero, 478. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (0 XX 11) 3313.5777.