História: Projeto do governo estadual reaviva a memória do Patriarca da Independência

População terá acesso às obras do estadista José Bonifácio, cujos originais estão espalhados por diversos países

qui, 08/06/2006 - 11h47 | Do Portal do Governo

Um homem à frente do seu tempo: ambientalista, estadista e peça-chave no processo de Independência do Brasil. Assim pode ser descrita a personalidade de José Bonifácio de Andrada e Silva. Para divulgar em nosso País o conjunto de suas obras, dispersas pelo mundo, o governo do Estado de São Paulo lançou o Projeto Memória de José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência do Brasil, por meio do Decreto nº 50.499, de 26 de janeiro de 2006.

A idéia do projeto é estimular pesquisas a respeito desse importante personagem da nossa história, processo que terá seu início assinalado pela transferência simbólica da sede do governo estadual para Santos, no dia 13 de junho (data de nascimento de José Bonifácio). Para o resgate da memória de José Bonifácio estão previstas outras ações, como o desenvolvimento de pesquisas históricas; atividades cívicas (encontros, seminários, concursos); inserção no calendário escolar, pelas escolas da rede oficial de ensino do Estado, de uma semana de comemorações abrangendo, preferencialmente, o dia 13 de junho; e a criação de um site de acesso público e gratuito sobre esse grande estadista do período imperial.

O projeto compreende também a republicação das suas obras pela Imprensa Oficial do Estado e a instalação de uma estátua do estadista no Memorial da América Latina. Para a gerente de pré-produção da Imprensa Oficial, Vera Wey, “a iniciativa da publicação fac-similada dos 17 documentos contidos no livro José Bonifácio – Uma vida em documento tem um significado importante, pois, estaremos levando à população documentos raros que estavam disseminados pelo Brasil e outros países”. O livro será lançado junto com a exposição, nesta terça-feira, no Shopping Parque Balneário, no bairro do Gonzaga, em Santos.

Obras dispersas 

Desde 2005, quando teve início o projeto sobre a vida do estadista, foram digitalizados cerca de 28 mil documentos. De acordo com o jornalista e escritor Jorge Caldeira, idealizador do site sobre a vida de José Bonifácio, “o maior obstáculo para a reunião de todas as obras do Patriarca da Independência é que sua produção encontra-se, até hoje, dispersa pelos vários países por onde passou durante 40 anos de sua vida”. Alguns documentos foram encontrados na Biblioteca Nacional da França, na Torre do Tombo (Portugal), no Arquivo Nacional (Brasil), na Biblioteca Mário de Andrade (Brasil) e em outros países. Contudo, na sua terra natal (Santos), não há um único documento produzido por ele.

“A dificuldade para reunir todos esses documentos deve-se, também, às várias áreas em que José Bonifácio atuava: mineralogia, funcionalismo público, literatura e política”, explica Caldeira. Segundo ele, a última pesquisa inédita sobre o Patriarca da Independência ocorreu na década de 40. Os outros livros e pesquisas realizados posteriormente têm como base esse levantamento.

Parcerias importantes 

Desenvolvido pela Mameluco Produções Artísticas, o projeto tem o apoio de instituições públicas e privadas como as secretarias da Cultura, da Educação e de Ciência e Tecnologia, Casa Militar do Governo do Estado, Memorial da América Latina, Arquivo Público do Estado, Imprensa Oficial, prefeitura e Instituto Histórico e Geográfico de Santos, Cosipa, Rio Negro e Fasal, além de universidades santistas.

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial