História: Mostra em 3D apresenta os tesouros do faraó Tutankhamon na Estação Ciência

Evento, que será realizado no dia 27, está com inscrições abertas e gratuitas

ter, 23/05/2006 - 9h53 | Do Portal do Governo

Fotografias tridimensionais de objetos encontrados na tumba do faraó Tutankhamon levarão um pouco do universo do antigo Egito à Estação Ciência. No dia 27, das 10 às 12 horas, o professor-doutor Ciro Silva, da Universidade de São Paulo (USP), promoverá a apresentação gratuita Tesouros da Tumba de Tutankhamon em 3D, mostra multimídia com projeções e palestra.

A descoberta da tumba do faraó egípcio, morto em 1343 a.C, ocorreu em 1922, por Howard Carter, é considerada um dos maiores acontecimentos arqueológicos de todos os tempos. Os objetos encontrados estão em exibição no Museu Egípcio da cidade do Cairo.

Na palestra, o professor Ciro utilizará técnicas modernas de fotografia (estereoscópica digital) para mostrar alguns desses objetos, de forma que o público possa experimentar a sensação de estar dentro do museu do Cairo. As imagens feitas pelo professor serão projetadas com equipamento digital e visualizadas com o auxílio de óculos especiais. A apresentação será acompanhada da narração do professor Antonio Brancaglion Jr., do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estudioso do tema.

SERVIÇO

Tesouros da Tumba de Tuntankhamon em 3D

Dia 27, sábado, das 10 às 12 horas

Estação Ciência – Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa

Inscrições gratuitas para o evento estão abertas e podem ser feitas pelo e-maileventos@eciencia.usp.br

Da Agência Imprensa Oficial