História e verde se misturam em Guararema

Às margens do Rio Paraíba do Sul, cidade se destaca pelo cenário natural e igreja com a imagem de São Longuinho

sex, 11/05/2012 - 11h00 | Do Portal do Governo

Guararema está localizada a 83km da capital paulista, próxima ao Rio Paraíba do Sul. Quem visita o município pode conhecer mais sobre a história de uma cidade envolta por belas paisagens como o Parque da Pedra Montada e a Igreja de Nossa Senhora da Escada, que abriga a imagem de São Longuinho.

Logo no início do passeio, é interessante que os turistas saibam que o nome da cidade provém do tupi e significa Pau D’Alho, devido à abundância dessa árvore na região. No cartão-postal de Guararema, o Recanto Américo-Pau D´Alho, há um exemplar com 33m de altura. O local é ótimo para relaxar e observar as margens do Rio Paraíba do Sul.

Já no Parque Municipal da Pedra Montada, o visitante encontra uma curiosa escultura natural: uma belíssima sobreposição de pedras – cada uma medindo cerca de 9m de comprimento por 2,5m de altura – que garante ótimas fotos do cenário.

Ainda na parte natural, outro ponto turístico que rende boas recordações é a Ilha Grande. Localizada no centro de Guararema, o local chama atenção pelas trilhas, playground e pelos belos jardins.

Na Estação da Estrada de Ferro do Brasil, o turista tem a chance de voltar no tempo e conhecer o principal marco da fundação da cidade. A construção em estilo inglês, de 1876, foi transformada em Centro Cultural e hoje abriga a Secretaria Municipal de Cultura.

Religião

Guararema possui um rico acervo religioso, são várias igrejas que despertam olhares admirados e também aguçam a fé. Um exemplo é a Igreja Nossa Senhora da Escada, construída em 1652 pelos jesuítas. Esta é a única capela no Brasil que possui no altar a imagem de São Longuinho, conhecido popularmente como o santo dos objetos perdidos.

A Igreja de São Benedito retrata uma parte da história da cidade, sendo considerada a matriz de Guararema. A construção teve origem quando a ex-escrava Maria Florência, com suas economias e a ajuda de outros fiéis, em 1875, conseguiu construir a capela em homenagem ao santo de sua devoção.  

Já para chegar à Igreja Nossa Senhora D´Ajuda, o turista precisa subir 81 degraus. Lá é possível observar a construção de 1692, às margens do Rio Paraíba do Sul, que abriga a imagem da santa em terracota.

Do Portal do Governo do Estado