História e ecoturismo se misturam no Parque Estadual Ilha Anchieta

Sua parte histórica, tombada pelo CONDEPHAAT, possui mais de 2.000 m² de edificações conservadas; ilha reúne grande quantidade de espécies marinhas

dom, 27/03/2016 - 8h03 | Do Portal do Governo

Palco de importantes acontecimentos da história brasileira, a dica de turismo ecológico deste fim de semana é o Parque Estadual Ilha Anchieta. Atualmente, o PEIA é um dos principais atrativos históricos e ecoturísticos de Ubatuba. 

Sua parte histórica, tombada pelo CONDEPHAAT, possui mais de 2.000 m² de edificações conservadas, juntamente com as ruínas antigo Presídio, Quartel e Vila Civil pertencentes à Colônia Correcional do Porto das Palmas. Além disso, a ilha é muito popular pela grande quantidade de espécies marinhas.

História
A Ilha Anchieta, assim denominada a partir de 1934, era conhecida inicialmente como Ilha do Porcos. No século XVI a Ilha foi habitada por Indios da tribo Tupinambás, chefiada pelo cacique Cunhambebe, remontando mais de cinco séculos de ocupação.

Em 1945, o Grupo Shindo Renmei foi recolhido à Ilha como prisioneiros políticos. Funcionou como presídio para presos comuns até 1955, quando aconteceu uma grande rebelião de presos. Em 29 de março de 1977 por meio de decretos e leis 9.629, a Ilha se transforma em Parque Estadual da Ilha Anchieta.

Conheça outros parques estaduais no site da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

SERVIÇO
Parque Estadual Ilha Anchieta
Dias e horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 9 às 17h
Fechado às quartas-feiras para manutenção ,e aberto todos dias durante os messes de dezembro, janeiro e fevereiro
Endereço: Ilha Anchieta
Ingresso: R$ 12,00 por pessoa
Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento

Sede Administrativa
Dias e horário de funcionamento: Diariamente das 9h às 17h. Exceto às quartas-feiras
Telefones para informação: (12) 3842-1231
E-mail: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br 
Gestor (a): Priscila Saviolo Moreira
Endereço: Avenida Plínio de França, Nº 85 – Saco da Ribeira – Ubatuba-SP (Píer Saco da Ribeira)

Do Portal do Governo do Estado