História de vida: a arte como caminho para a superação e sonhos realizados

Conheça a trajetória de perseverança do jovem bailarino maranhense Hiago Silva da São Paulo Companhia de Dança

qua, 14/09/2016 - 19h03 | Do Portal do Governo

“Nada é impossível se você tem foco.” A frase é levada ao pé da letra e vem norteando a vida do jovem bailarino Hiago Silva, de 20 anos de idade. Ele integra a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), mantida pela Secretaria de Estado da Cultura.

Não é à toa que ele diz isso. Bem antes de ter a oportunidade de fazer testes e audições em países distantes como Alemanha, República Tcheca, Áustria e França, Hiago percorreu um longo caminho aqui mesmo, em terras tupiniquins.

O encontro com a dança foi quase por acaso, aos 14 anos, quando a irmã desistiu da vaga para aulas de balé do projeto Dança Criança, do Ballet Olinda Saul, de São Luís. “Comecei de forma despretensiosa”, lembra. E se apaixonou. Mesmo assim, ainda tinha em mente ter uma profissão que lhe desse renda a curto prazo. “Sempre quis estudar história, ainda quero, e focar na história da arte”, conta.

Na época, entrou no curso de eletrônica. Entretanto, o encanto pela dança, apesar de apresentar mais obstáculos, falou mais alto. Ainda bem! “Vendi meu celular para participar do Festival de Dança de Teresina”, recorda. De lá para cá, Hiago foi atrás de novas oportunidades. Se mudou para o Rio de Janeiro e, em seguida, partiu para o exterior em busca de novas oportunidades. “Na Áustria teria de me sustentar sozinho nos primeiros meses. Como não tinha condições não pude aceitar”, conta.

O retorno
De volta ao Rio de Janeiro, fez bicos como diarista para conseguir se manter na cidade e continuar os estudos. “Quando soube da audição para a São Paulo Companhia de Dança resolvi tentar”, lembra. Em 2016, a família, que o acompanhava desde o começo nas apresentações em São Luis, veio a São Paulo para sua estreia em “O Sonho de Dom Quixote”, de Márcia Haydée, durante a última temporada da SPCD no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. “Acredito que a dança é dom e perseverança”, conclui.

SPCD
A São Paulo Companhia de Dança foi criada em janeiro de 2008 pelo Governo de São Paulo. Com espetáculos no Estado de SP, no Brasil e no exterior, é dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora.

Desde sua criação, a SPCD já foi assistida por um público superior a 500 mil pessoas em 14 diferentes países, passando por aproximadamente 100 cidades, em mais de 550 apresentações. Conheça mais no site da Companhia.

Portal do Governo do Estado