Hidrovia Tietê-Paraná liga cinco dos maiores estados produtores de soja do país

Trecho paulista é administrado pelo Departamento Hidroviário, tem 800 quilômetros de vias navegáveis, dez eclusas, dez barragens, 23 pontes e 30 terminais de carga

dom, 11/08/2013 - 21h34 | Do Portal do Governo

Com 2.400 quilômetros de vias navegáveis de Piracicaba e Conchas (ambos em São Paulo) até Goiás e Minas Gerais (ao norte) e Mato Grosso do Sul, Paraná e Paraguai (ao sul), o sistema hidroviário Tietê-Paraná liga cinco dos maiores estados produtores de soja do país e é considerada a Hidrovia do Mercosul.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

No trecho paulista são 800 quilômetros de vias navegáveis, dez eclusas, dez barragens, 23 pontes, 19 estaleiros e 30 terminais intermodais de cargas. A hidrovia é administrada pelo Departamento Hidroviário – DH, órgão ligado a Secretaria de Logística e Transportes, e se transformou em uma alternativa econômica para o transporte de cargas, além de impulsionar o desenvolvimento regional de cidades como Barra Bonita e Pederneiras. 

Em setembro de 2011, um Protocolo de Intenções para investimentos em obras na hidrovia Tietê-Paraná foi assinado pelo Governo do Estado e a União. Os investimentos beneficiarão a economia brasileira e a agroindústria. Serão liberados mais de R$ 1,5 bilhão para melhorias. Deste total, R$ 600 milhões são advindos do governo estadual. 

Serão realizadas obras de eliminação de gargalos, como ampliação e proteção de vãos de pontes, que permitirão a passagem de comboios com quatro chatas sem a necessidade de desmembramento, extensão da navegação nos rios Tietê e Piracicaba e desassoreamento e ampliação de canais de navegação. 

Estão previstas ainda a construção da barragem Santa Maria da Serra, que ampliará a navegação em 55 km até o distrito de Ártemis, em Piracicaba, além da extensão de 200 km entre Anhembi até Salto. Neste trecho está prevista ainda a construção de barragem no município de Anhembi, que possibilitará a passagem das embarcações, principalmente no período de estiagem, até Conchas. 

Com a conclusão das obras será possível atrair de cerca de 11,5 milhões de toneladas de cargas para a hidrovia, o que representa mais do que o dobro da movimentação atual – em 2012, a Hidrovia movimentou 6,181 milhões de toneladas. Entre as obras concluídas estão a implantação da proteção dos pilares da ponte da rodovia SP-255 em Barra Bonita e a implosão dos vãos da ponte da SP-333. 

Do Portal do Governo do Estado