Herbário da Unicamp promove visitas de turmas de escolas da região

Projeto ‘Diversidade em Foco’ atende estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de instituições públicas e privadas

sex, 27/07/2018 - 15h44 | Do Portal do Governo

O Herbário da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu as visitas de alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Darcy Ana Dêgelo Briski, de Vinhedo, e do Instituto de Ensino Platão (IEP), de São Bernardo do Campo, instituições de ensino paulistas.

Para a maior parte da turma, foi a primeira visita ao Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, a um museu de ciência e especificamente a um acervo de plantas. “Nossos monitores e eles ficaram encantados com a estrutura dos laboratórios. As crianças ainda não tinham passado por essa experiência dentro de um meio acadêmico, o que as estimulou a pensar nos próprios projetos da escola como ‘coisas grandes’”, explica a monitora do IEP Jennifer Fernandes.

Biodiversidade

A iniciativa de atrair o olhar da sociedade para o herbário com o projeto de extensão “Diversidade Vegetal em Foco” é das professoras Maria Fernanda Calió e Ingrid Koch. A ação busca ampliar as visitas ao acervo e, a partir disso, conscientizar sobre a crise da biodiversidade. “Nasceu em uma compreensão da necessidade de conscientizar o público sobre a importância da universidade como centro de pesquisa e ao mesmo tempo sobre a biodiversidade vegetal”, revela Maria Fernanda Calió.

“Queríamos o maior público possível da área externa, mas decidimos iniciar pela escola, pois permite uma comunicação mais fácil”, acrescenta a docente. Segundo Ingrid Koch, a partir do projeto, é possível transmitir mensagens para valorização da conservação das plantas. “Se sensibilizarmos dois ou três, estamos plantando uma semente importante”, afirma a professora.

O projeto “Diversidade em Foco” acontece há um ano e atende alunos dos ensinos Fundamental e Médio de instituições públicas e privadas de Campinas e região, mas alunos de Ensino Superior e de institutos de pesquisa também podem realizar visitas, que são quinzenais e têm limite de 40 pessoas. As atividades envolvem 20 pessoas e, além dos alunos e das docentes, englobam funcionários e estagiários.

De acordo com a professora Maria Fernanda Calió, o retorno é positivo. Em 2017, a equipe do herbário ofereceu treinamento a profissionais do Jardim Botânico de Jundiaí, no interior paulista, para informatização, digitalização e inclusão de espécimes de interesse de preservação do acervo. As orientações sobre visitas estão disponíveis na página do Herbário UEC.

Atuação

Além de sensibilizar aprendizes, os alunos de graduação e pós-graduação acreditam participar do processo de formação das crianças e até desmistificar a botânica. O passeio ao museu também auxilia a prática pedagógica do professor. Muitos deles podem levar para o cotidiano da escola a forma acessível de ensinar ciências.

Para os alunos da Unicamp, monitores no projeto, a participação contribui para pensar na atuação como professor de ciências. “A participação auxilia na minha formação e é gratificante saber que minha pesquisa não ficará aqui dentro somente para quem é da área”, enfatiza Lucirene Rodrigues, aluna de pós-graduação em Biologia da Unicamp.

“Precisamos também transmitir essas informações para qualquer pessoa da sociedade, já que estamos em uma universidade pública e o conhecimento não é da instituição, mas pertence a toda a sociedade. Precisamos encontrar uma forma de falar sobre isso de forma mais simples”, completa.

As coordenadoras do projeto pretendem fazer com que mais pessoas se interessem por ciência e promover, partir da extensão, a comunicação entre a universidade e a sociedade.