Hemocentro promove palestra sobre medula óssea a funcionários da CEF

"Os nossos mais de 70 mil empregados em todo o Brasil participam de atividades como esta", disse o gerente de pessoas da Caixa.

seg, 25/02/2008 - 12h47 | Do Portal do Governo

A equipe de captação de doadores de medula óssea do Hemocentro da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) promoveu na manhã do dia 22 de fevereiro palestra na agência da Caixa Econômica federal (CEF) da rua Paraná, nº 101, no centro da cidade.

O gerente de pessoas da Caixa, responsável pela região que abrange Ribeirão Preto, Bauru, Marília e Presidente Prudente, Mário Alves Cabral, afirmou que a CEF faz campanha nacional para estimular seus funcionários a serem doadores de sangue e de medula óssea. “Os nossos mais de 70 mil empregados em todo o Brasil participam de atividades como esta”, disse.

Segundo ele, a Caixa desenvolve trabalho social forte e diversas iniciativas são realizadas para a divulgação de campanhas de interesse geral.

De acordo com a assistente social do Hemocentro da Famema Dayane Galletti, a palestra buscou sensibilizar os funcionários do banco dispostos a se cadastrarem à doação de medula óssea. “A nossa lista, que abrange pessoas não só de Marília mas de toda a região, conta com mais de 30 mil cadastrados”, ressaltou.

No final de 2006, receptor compatível a doador da região foi identificado pelo Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o procedimento teve realização com sucesso.

Para fazer o cadastro de doação de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, preencher ficha com dados pessoais, telefone para contato e participar de coleta de sangue para a realização do exame de histocompatibilidade (HLA), que identifica as características genéticas das pessoas.

O Hemocentro fica na rua Lourival Freire, 240- ao lado do Fórum. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 12h. Mais informações no telefone 3402-1850.

Da Famema

(M.S.)