Hemocentro de Botucatu busca doadores de sangue para repor estoques

Tipo de sangue mais utilizado em transfusões é O negativo

seg, 18/07/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Hemocentro de Botucatu, vinculado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (HCFMB) precisa, urgentemente, de doadores. Independentemente da tipagem sanguínea, quem quiser e puder colaborar será bem vindo, já que os estoques estão muito abaixo do recomendado.

Na quinta-feira, 14, não havia disponível nenhuma bolsa O negativo – tipo de sangue mais utilizado em transfusões. O ideal seria que houvesse pelo menos 50 unidades armazenadas para utilização em cirurgias.

Raro

O sangue O negativo é o que pode ser usado em qualquer doente, mas, ironicamente, é o que mais dificilmente é encontrado na população. Além disso, pessoas com essa tipagem só podem receber sangue com as mesmas características.

Do tipo A negativo, havia somente cinco bolsas, sendo que seriam necessárias 50. Das tipagens A positivo e O positivo havia, no estoque, 93 e 100 unidades, respectivamente. O volume é menos que a metade do recomendável.

Agravantes – A situação do banco de sangue do HCFMB ainda é agravada pelo fato de que a unidade envia bolsas de sangue para hospitais menores, situados em sua região de abrangência. 
 
O horário de funcionamento do Hemocentro é de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 16h30. Aos sábados, das 7 às 13 horas. Doadores de todas as tipagens sanguíneas são bem vindos. O telefone para mais informações é (14) 3811-6041// 3811- 6234

Condições para doar:

– gozar de boa saúde;
– ter mais de 18 e menos de 60 anos;
– ter peso deve ser superior a 50 kg;
– Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
– Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
– ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior à doação;
– não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas;
– não estar em jejum e ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação (ex: frutas, suco, leite desnatado, etc).

Da Unesp