Hemocentro da Faculdade de Marília convoca doadores de sangue do tipo O negativo

Doações poderão ser feitas de segunda a sábado

sex, 11/09/2009 - 12h30 | Do Portal do Governo

O tipo sanguíneo O negativo está em falta no Hemocentro da Faculdade de Medicina de Marília (Famema). O estoque conta com apenas 14 bolsas – 26 a menos que o mínimo. A queda no número de doadores nas últimas semanas foi determinante para a baixa no estoque. A média de 30 doações por dia vem sendo registrada desde o início deste mês, quando o mínimo deveria ser de 60. 

“Tínhamos conseguido uma boa quantidade de coletas e estávamos com o nosso estoque abastecido em agosto. Mas o problema é que, além das bolsas disponibilizadas para atender a demanda de cirurgias e outros procedimentos, o sangue é perecível e não pode ficar estocado por muito tempo”, explica a assistente social do Hemocentro, Dayane Galletti. 

De acordo com informações do Hemocentro, as hemáceas do sangue conservadas em geladeiras podem ficar estocadas até 42 dias. As plaquetas de três a cinco dias em temperatura ambiente e os plasmas podem permanecer congelados por um ano. 

Galletti lembra que a chuva desestimula as doações de sangue. “Precisamos de doações diariamente. Os doadores param de vir ao Hemocentro com situações climáticas adversas e começamos a sentir a baixa no estoque”, diz. 

A situação é preocupante, pois o sangue coletado no Hemocentro é utilizado por hospitais de toda a região. A baixa de tipagens sanguíneas pode ser determinante para o cancelamento de cirurgias. 

O Hemocentro fica na rua Lourival Freire, 240 – ao lado do Fórum. O horário de funcionamento é das 7 às 18 horas, de segunda a sexta, e das 7 às 12 horas aos sábados. O telefone para mais informações é o 3402-1850. 

Da Faculdade de Medicina de Marília